Início » Minas Gerais » Serranos


Serranos - Minas Gerais



Serranos faz parte do estado de Minas Gerais.

Serranos, antigo distrito criado em 1840/1891 com a denominação de Bom Sucesso dos Serranos (a partir de 1923: Serranos) e subordinado ao município de Aiuruoca, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1039 de 12 de dezembro de 1953.

A primeira capela foi construída com doações de Antônio de Oliveira, filho de Domingos de Oliveira no ano de 1724. É o primeiro documento oficial que se conhece sobre a atual cidade. Antônio era considerado um homem piedoso e temente a Deus, e assim tratou de erguer, certamente com muitas dificuldades um modesto templo que foi dedicado ao Menino Deus e a Nossa Senhora do Bom Sucesso. E fez subir um pedido ao Bispado do Rio de Janeiro, para onde pertencia todo o território mineiro.

História da cidade de Os tropeiros do Serro, que faziam o comércios entres as duas vilas de São João D′el Rey e Ouro Preto, iniciaram nas proximidades da vila de Aiuruoca um acampamento de tropeiros, que mais tarde transformou-se no município de Serranos. Segundo a tradição, antes da chegada dos primeiros colonos, já se desenvolvia em Aiuruoca, atividades agropecuárias, o que possibilitou atividades comerciais entre os tropeiros e os proprietários rurais (tecidos, bijouterias, ferramentas, etc.) em troco por produtos agrícolas e pecuários. O vale do Rio Aiuruoca em pouco tempo, tornou-se coletividade agrícola, surgindo os primeiros estabelecimentos comerciais. Com a inauguração da capela, sedimentou-se a pequena povoação denominada Serranos. A Lei Estadual nº 556 de 1911, criou o distrito subordinado à Aiuruoca. Em 31 de dezembro de 1958, o município emancipou-se.

Fonte: Monografias Municipais

Autor do Histórico: IVAN BARSANTI JUNIOR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Serranos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Serranos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: