Início » Minas Gerais » Seritinga


Seritinga - Minas Gerais



Seritinga faz parte do estado de Minas Gerais.

Seritinga é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, àrabes, dinamarqueses, etc. A cidade se formou no início do século XX com instalação da antiga ferrovia que ligava as cidades de Aiuruoca à Liberdade,ferrovia esta que foi desativada em 1977, porém, ainda resta na cidade a antiga estação ferroviária, conservada com muito orgulho pelos seritinguenses. A cidade possui alguns atrativos turísticos, principalmente para quem gosta de apreciar a natureza, como por exemplo a cachoeira do Galvão, as prainhas do rio Aiuruoca e do Rio dos Franceses, a tradicional festa de aniversário da cidade que acontece na passagem do ano, e a linda praça Sete de Setembro, construída e inaugurada pelo Sr. José Serafim de Oliveira. Também está muito próxima das cidades de Carvalhos, Auiuroca e Serranos que também oferecem belos pontos turísticos. A cidade também é famosa pela qualidade dos queijos ali produzidos pelo Laticíno Skandia, de propriedade da família do Sr. Godfredson, que trouxe a qualidade dos queijos direto da Dinamarca,hoje a tradição continua com outras pequenas fábricas na cidade, visto que o Laticínio Skandia foi desativado, mais toda propriedade foi adquirida para o município. Na relação dos imóveis consta uma casa do século XX, construída em estilo dinamarquês, outra atração da cidade.

Sua população recenseada em 2010 era de 1.790 habitantes. O município integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira e é servido pelas rodovias BR-267 e AMG-1020.

História da cidade de A cidade de Seritinga teve início graças a estrada de ferro da Rede Mineira de Viação (hoje extinta), que em 1908, a cargo do Sr. Nicola Bianco, foi construída uma pequena estação ferroviária as margens do rio francês, inaugurada em 1910 com o nome de Bueno Brandão, em homenagem ao engenheiro construtor da ferrovia. Posteriormente, em virutde da duplicidade, passa a chamar-se Estação de Serranos, pertencente ao município de Aiuruoca. Com a construção da capela (hoje Igreja Matriz), houve a migração, organizando assim, o povoado que progrediu em torno da estação. Com a emancipação do município de Serranos, desmembrado de Aiuruoca em 12 de dezembro de 1953, pela Lei Estadual nº 1.039, é o povoado Estação de Serranos, elevado à categoria de distrito do novo município com a denominação de Seritinga. Em 30 de dezembro de 1962, pela Lei Estadual nº 2.764, Seritinga é elevado à categoria de município, crizndo, assim, sua emancipação político-adminstrativo.

ORIGEM DO TOPôNIMO:

Seritinga significa "morro branco" em tupi-guarani. O nome foi dado pela existência de muitas pedras brancas na serra que circunda o município.

Fonte: Monografias Municipais

Autor do Histórico: IVAN BARSANTI JUNIOR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Seritinga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Seritinga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: