Início » Minas Gerais » Senador Amaral


Senador Amaral - Minas Gerais



Senador Amaral faz parte do estado de Minas Gerais.

Sua história começa em meados de 1890, quando a família Borges doou ao município de Cambuí uma área para a construção da igreja em honra a São Sebastião. O primitivo lugarejo foi chamado de São Sebastião dos Campos da Lagoa Grande. Elevado a distrito em 1948, já com o nome de Senador Amaral, adquiriu sua independência político-administrativa em abril de 1992. O município possui inúmeras cachoeiras, destacando-se uma localizada na área central, a poucos metros da prefeitura, freqüentada por toda a população, além de oferecer passeios ecológicos, como a Pedra da Onça, com excelente vista panorâmica, o Pilão de Pedra, que traga a água de dois rios, devolvendo-as cinco metros abaixo, com várias quedas d′água. Devido ao seu clima ameno e sua elevada altitude, pretende-se fazer de Senador Amaral uma estância climática. Fonte: Secretaria da Cultura em 1 de outubro de 1999.

História da cidade de Senador Amaral

A história de Senador Amaral começa em meados de 1890, quando a família Borges doou ao município de Cambuí uma área para ser construída uma igreja em honra a São Sebastião.

O primitivo lugarejo passou a ser denominado São Sebastião dos Campos da Lagoa Grande. Sendo elevado a distrito em 1948, já com o nome de Senador Amaral, adquiriu sua independência político-administrativa, em abril de 1992.

Senador Amaral, cuja base econômica é a agricultura, é considerado o maior produtor de mandioquinha do Brasil.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Senador Amaral (ex-povoado), pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Cambuí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Senador Amaral figura município de Cambuí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Senador a Amaral, pela lei estadual nº 10704, de 24-04-1992, desmembrado de Cambuí. Sede no antigo distrito de Senador Amaral. Constituído de 2 distritos: Senador Amaral e Ponte Segura, ambos desmembrados de Cambuí. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Senador Amaral e Ponte Segura.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: TEREZINHA STELA LAMBERT ROSA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Senador Amaral: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Senador Amaral? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: