Início » Minas Gerais » São Miguel do Anta

São Miguel do Anta - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de São Miguel do Anta e arredores.

São Miguel do Anta faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 6.808 habitantes.

Segundo a tradição, o povoado que deu origem ao município teria surgido em torno de uma capela, erguida em honra a Nossa Senhora da Conceição, em terras doadas por fazendeiros, no início do século XIX. Os moradores batizaram o lugar de São Miguel do Anta, devido à ligação com a paróquia de São Sebastião da Pedra do Anta. Em 1857, torna-se distrito de paz na freguesia do Anta, com o nome de São Miguel. A paróquia é criada em 1866, ligada ao município de Ponte Nova. Com a luta de Ovidio Dias Ferraz, farmacêutico conhecido em toda a região e filho do Coronel Antônio Dias Ferraz, Ovídio Ferraz chegou a viajar até o Rio de Janeiro para audiência com o então presidente da República Getúlio Vargas. São Miguel do Anta emancipa-se em 1953, com território desmembrado de Viçosa.

Hoje em dia, a cidade de São Miguel do Anta possui em sua principal Avenida, uma homenagem ao seu filho mais ilustre, Ovídio Dias Ferraz. A Avenida Ovídio Ferraz possui uma placa de bronze, homenagem feita pela família Ferraz e pelo povo de São Miguel para agradecer ao lutador que sempre foi.

História da cidade de SUPÁE-SE QUE OS PRIMEIROS HABITANTES, TENHAM SIDO PORTUGUESES E BANDEIRANTES MAMELUCOS PAULISTAS, QUE PELOS FINS DO SECULO XVII E PRIMÁRDIOS DO SECULO XVIII, TENHAM PASSADO POR ESTA REGIÁO, ATÁ ENTÁO INEXPLORADA, Á PROCURA DE PEDRAS PRECIOSAS, JÁ QUE A REGIÁO, PELOS INFORMES DOS HISTORIADORES DO BRASIL COLONIAL, ERA FARTA COM ESSAS RIQUEZAS PRECIOSAS. NÁO SE TEM NOTÁCIA SE A REGIÁO ERA HABITADA POR SILVÁCOLAS, POIS NÁO FORAM ENCONTRADOS VESTÁGIOS OU PEGADAS QUE PUDESSEM COMPROVAR A EXISTENCIA DE TAL ELEMENTO.QUANTO AO ELEMENTO NEGRO, EXISTE ALGUM TRAÁO DE SUA ENTRADA, CRENDO-SE, QUE O MESMO TENHA SIDO PARA AQUI TRAZIDO, AINDA EM ÁPOCA DE COLONIZAÁÁO , PARA O TRABALHO DA AGRICULTURA. ASSIM, ACREDITAM QUE A REGIÁO TENHA SIDO DESBRAVADA POR PORTUGUESES E SEUS DESCENDENTES E QUANTO AO INÁCIO DA POVOAÁÁO DE SÁO MIGUEL DO ANTA, SABE-SE QUE OS PRIMEIROS MORADORES FORAM OS SENHORES JOAQUIM PEREIRA E DOMINGOS GOMES, QUE PELOS IDOS DE 1810, POSSUIAM GRANDES GLEBAS DE TERRAS, E OS MESMOS DOARAM O PATRIMONIO A NOSSA SENHORA DA CONCEIÁÁO, ONDE SE ERGUEU A PRIMEIRA ERMIDA, HOJE, ATUAL MATRIZ, EM CUJOS ARREDORES FORAM CONSTRUIDAS AS PRIMEIRAS CASAS DE PAU A PIQUE, COBERTAS DE TELHA COLONIAL, CASAS ESTAS CONSTRUIDAS PELOS SENHORES OVIDIO LANA E PEDRO NOLASCO QUE ERAM DEVOTOS DE SÁO MIGUEL ARCANJO, E ESTAS CONSTRUÁÁES PERMANECERAM ATÁ O INÁCIO DO SECULO ATUAL, QUANDO FORAM DEMOLIDAS, DAÁ INICIOU-SE A POVOAÁÁO, QUANDO TEVE SEU NOME DE SÁO MIGUEL DO ANTA, POR PERTENCER A FREGUESIA DO ANTA, MUNICÁPIO DE MARIANA.

ORAGO DE SÁO MIGUEL E DIOCESE DE MARIANA, FOI CRIADA A PAROQUIA PELA LEI PROVINCIAL Noº 1308 DE 05 DE NOVEMBRO DE 1866. PERTENCEU A SUA JURISDIÁÁO INICIAL AO MUNICÁPIO DE PONTE NOVA, DO QUAL SE DESMEMBROU PELO ART VII DA LEI PROVINCIAL Noº2305 DE 01 DE NOVEMBRO DE 1873.SABE-SE QUE O DISTRITO MAIS TARDE FOI TRANSFERIDO PARA O MUNICIPIO DE VIÁOSA, SUPONDO-SE EM 1887, PELA LEI PROVINCIAL Noº 3442 DE 28 DE SETEMBRO. PELOS ASSENTAMENTOS EM CARTÁRIOS, CONSTA QUE EM 1890 O DISTRITO JÁ FAZIA PARTE DO MUNICÁPIO DE VIÁOSA E QUE EM 1892 FORA CRIADO O PRIMEIRO CONSELHO DISTRITAL. PELA LEI Noº 1039 DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953, CRIOU-SE O MUNICIPIO DE SÁO MIGUEL DO ANTA E ESTE FICOU SENDO PARTE INTEGRANTE DA COMARCA DE VIÁOSA.

Fonte: INFORMAÁÁES BÁSICAS MUNICIPAIS.

Autor do Histórico: HELIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA ARAÁJO

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

São Miguel do Anta: Imagens da cidade e Região

imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-1
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-2
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-3
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-4
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-5
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-6
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-7
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-8
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-9
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-10
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-11
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-12
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-13
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-14
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-15
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-16
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-17
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-18
imagem de S%C3%A3o+Miguel+do+Anta+Minas+Gerais n-19

Você conhece São Miguel do Anta? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: