Início » Minas Gerais » São João da Lagoa


São João da Lagoa - Minas Gerais



São João da Lagoa faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 4.588 habitantes.

História da cidade de São João da Lagoa

O município de São João da Lagoa é uma cidade nova que foi emancipada em 1995, pois antes pertencia ao município de Coração de Jesus do qual desvinculou-se. Essa região surgiu por volta de 1930 devido a um rancho feito ao lado de uma bela lagoa, por Antônio Balbino. Esse rancho atendia tropeiros e boiadeiros que passavam ali com mercadorias e boiadas para Coração de Jesus, Montes Claros, Jequitaí, São João das Veredas (Rebentão), entre outros, e vendia mantimentos e outras mercadorias.

Além de mercadorias, o rancho vendia também cachaça e fumo. Segundo fala popular, eles pitavam (fumo) e bebiam. Em Lagoa dos Patos, cidade vizinha, havia também comércio semelhante e lá por ser uma comunidade maior recebeu o apelido de ´pitão´ e essa região o de ´pitinha´. Nessa época, por volta de 1938, já havia ali uma comunidade.

A lagoa que deu origem ao município não existe mais, ela foi aterrada pelo processo de urbanização.

Em 1995, após uma tentativa sem sucesso, graças ao esforço do povo e da Comissão de Emancipação, através do decreto de lei n°. 12030, o município foi emancipado e passou a denominar-se definitivamente São João da Lagoa contemplando o desejo de seus moradores. A região que se chamava ´pitinha´ passou a chamar-se São João da Lagoa, em homenagem ao padroeiro do local São João Batista e à lagoa que ali existia

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de São João da Lagoa, pela lei 336, de 27-12-1948 subordinado ao município de Coração de Jesus.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São João da Lagoa figura no município de Coração de Jesus.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de São João da Lagoa, pela lei estadual 12030, de 21-12-1995, desmembra do município de Coração de Jesus. Sede no antigo distrito de São João da Lagoa. Constituído de 2 distritos: São João da Lagoa e São Roberto de Minas, criados pela mesma lei acima citada. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: São João da Lagoa e São Roberto de Minas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São João da Lagoa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São João da Lagoa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: