Início » Minas Gerais » São Brás do Suaçuí

São Brás do Suaçuí - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de São Brás do Suaçuí e arredores.

São Brás do Suaçuí é uma cidade da Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 3 512 habitantes.

Foi o sesmeiro Armando de Souza da Guarda quem constituiu o patrimônio inicial para a ereção da capela de São Brás, filial de Congonhas do Campo, em 1728, conforme escritura de 13 de abril daquele ano. Em 1753 registra-se provisão para sua reforma, ou reconstrução. Foi elevado de curato a paróquia pela lei nº 471, de 1º de junho de 1850. Foi distrito do município de Entre Rios de Minas até seu desmembramento em 12 de dezembro de 1953.

Basicamente agrícola, nota-se grande produção de carvão vegetal e plantio de eucalipto. Na cidade também existe um posto de reabastecimento de locomotivas localizado na Ferrovia do Aço, próximo à divisa com o município de Jeceaba. Há também na cidade o "City Gate", posto de compressão de gás de onde partem as ramificações de gás natural para o Vale do Aço e para as principais minerações da região central do estado. Em 26 de outubro de 2010, a Companhia Siderúrgica Nacional anunciou previsão de investimento de R$ 400 milhões para uma usina de aços longos na cidade.

História da cidade de Por volta de 1713, alguns portugueses que demandavam São João Del Rei se detiveram em São Brás edificando uma igreja, em torno da qual surgiram as primeiras moradias com alicerces de pedras e paredes de pau-a-pique, cobertas de telhas curvas.

A região foi desbravada pelas primeiras Bandeiras que demandavam o interior das Minas Gerais, logo depois da célebre expedição de Fernão Dias. Por volta de 1713, no mesmo local onde hoje se encontra a sede do Município, foi doada uma sesmaria de uma légua quadrada a José Machado Castanho, assinando a doação D. Brás Baltasar da Silveira, no dia 22 de dezembro.

GENTÁLICO: Suaçuiense.

FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA:

Até 1832, o povoado subordinou-se à freguesia de Congonhas, quando então passou para a jurisdição de Brumado (hoje Entre Rios de Minas) que naquela data era também elevado à freguesia.

A Lei Estadual Noº 1039 de 12 de dezembro de 1953 elevou-o a status de Município.

O Município é composto de um único distrito que é São Brás do Suaçuí.

São Brás do Suaçuí está subordinado juridicamente à comarca de Entre Rios de Minas.

Fonte: IBGE - SERDIB (Serviço de Divulgação e Biblioteca).

Autor do Histórico: JOAQUIM CLÁUDIO VIEIRA DE REZENDE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: