Início » Minas Gerais » Santo Antônio do Itambé


Santo Antônio do Itambé - Minas Gerais



Santo Antônio do Itambé faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 4.660 habitantes.

Núcleo urbano nascido no século XVIII, faz parte dos circuitos turísticos do Caminho dos Diamantes e da Estrada Real. Guarda muitas histórias: a prisão do Padre Rolim, na grota do padre; o ourives e jornalista Geraldo Pacheco de Melo, fundador do Liberal do Serro em 1828, primeiro jornal da região; terra natal do poeta Adão Ventura; o Pico do Itambé, guia dos bandeirantes e teto do sertão mineiro. A antiga Igreja de Santo Antônio ainda guarda vestígios de belas pinturas no forro e no altar-mor.

As melhores cachoeiras são as da Fumaça (a 3km da cidade), Água Santa (5km), Ponte de Pedra (1km), 32 (no centro da cidade) e Rio Vermelho (8km). Fica a 260km de Belo Horizonte, capital do estado, pela rodovia MG-010.

História da cidade de Santo Antônio do Itambé foi fundado em 1665 pelos Bandeirantes exploradores de esmeraldas, pedras preciosas, que vieram dos Estados Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo e outros Estados brasileiros, tendo começado a existir a Povoação no ano de 1664.

Está localizado entre duas bacias hidrográficas de Minas Gerais: "Alto Jequitinhonha e Rio Doce".

Santo Antonio do Itambé foi uma das primeiras povoaçãoes do Norte de Minas Gerais a possuir imprensa, por criação de seu filho e habilidoso mecânico Geraldo Pacheco de Melo, denominado por sua arte e gênio o "Gutemberg Mineiro".

Com engenho e arte de seus próprios conhecimentos ele que ali nasceu no século XVIII conheceu e monto um prelo onde editou: "O LIBERAL DO SERRO". O Município é recortado por inúmeros rios que no passado serviram de roteiro aos bravos exploradores do ouro e das pedras preciosas.

Seu nome é de origem indígena que na linguagem dos índios significa: ITA: Pedra Aguda e IMBÁ: Plantas e Cipós de Serra.

Em 25 de novembro de 1875 conforme Lei Provincial no° 2180 foi elevada a freguesia de Santo Antônio do Itambé, passando a existir definitivamente então a localidade competente da região do Rio Doce, às margens do Rio Guanhães.

Em 1958, o Município pleiteou a sua emancipação política, não sendo dado a aventura de se emancipar da cidade vizinha do Serro.

Com o passar do tempo Santo Antônio do Itambém foi se desenvolvendo aos poucos e a partir de 1o° de março de 1963 foi desmembrado da cidade vizinha de Serro, tornando-se um Município independente segundo Lei 2764 de 30 de dezembro de 1962. O Município consta de um único distrito. Antigo centro de mineração, é distrito desde 1841 (Dicionário Corográfico) de Minas Gerais. A paróquia foi criada em 1868, quando a Lei no° 1478 transferiu a sede da Freguesia de São Sebastião do Santo Antônio do Itambé, suprimindo foi restaurada pela Lei no° 2180 de 25 de novembro de 1875.

Fonte: Arquivo da Agência.

Autor do Histórico: MAURÁCIO DE MIRANDA CLEMENTINO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Antônio do Itambé: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Antônio do Itambé? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: