Início » Minas Gerais » Santa Rita de Jacutinga

Santa Rita de Jacutinga - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Santa Rita de Jacutinga e arredores.

Santa Rita de Jacutinga é uma cidade no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Mesorregião da Zona da Mata e Microrregião de Juiz de Fora e. encontra-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 370km. Ocupa uma área de 437,555 km², sendo 0,3682km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2011 era de 4976 habitantes, sendo então o 618º mais populoso do estado mineiro.

A sede tem uma temperatura média anual de 20,7°C e na vegetação do município predomina a mata atlântica. Com 75,5% da população vivendo na zona urbana, a cidade contava, em 2009, com seis estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,736, considerando como médio em relação ao estado.

A cidade se destaca no turismo rural, havendo diversas pousadas, trilhas, cachoeiras e riachos que possibilitam desde descansos até a prática de esportes radicais, como rapel e rafting. Ainda há alguns atrativos turísticos de valor cultural ou histórico, como suas fazendas construídas no século XIII, que remontam ao tempo da escravidão e do café. A Fazenda Santa Clara, por exemplo, chegou a ser a segunda maior do Brasil em número de escravos. Também são realizados diversos eventos durante o ano e que atraem visitantes de outras cidades de Minas Gerais e do país, como o carnaval e as celebrações de Santa Rita de Cássia, padroeira municipal.

História da cidade de Santa Rita de Jacutinga Minas Gerais - MG

A microrregião de Juiz de Fora à qual pertence o município, contou em seus primórdios com a presença do elemento indígena, sucedido pelos bandeirantes e faiscadores a busca de ouro e pedras preciosas e colonizadores, tentando novas terras agricultáveis. As terras do município espalhavam-se pelos sertões da Mantiqueira, na zona denominada, "áreas proibidas", habitadas por silvícolas. Conquistadores portugueses e o braço negro escravo, muito influíram para implantação de um núcleo populacional que viria a ser chamado Santa Rita.

Por volta de 1781, o governador da capitania D. Rodrigo José Menezaes, visitava o local, enviando, mais tarde, o coronel Manoel Rodrigues da Costa para sondar a situação reinante. Informada a continuidade do desvio do ouro e serem os silvícolas pacíficos, ficou deliberada a abertura das "áreas proibidas" à mineração e povoamento. Ao raiar do ano de 1800, o homem branco dominava o território, enquanto o índio desaparecia. Por volta de 1832, chegava Francisco Rodrigues Gomes, escolhendo um local descampado onde iniciou a formação de um aglomerado sendo apontado como fundador da cidade. Face à riqueza do solo, muitas famílias se transferiram para a povoação, como os Caetanos, os Fortes, os Brandão, os Almeidas, os Zacarias e outras. Francisco Tereziano Fortes, instalando a fazenda Santa Clara, abria novos rumos à região, melhorando os processos de exploração agrícola e pecuária. Francisco Gomes trouxe uma imagem de Santa Rita de Cássia, escolhida padroeira, tomando o lugar o nome da Santa, mais tarde, mudado para Santa Rita de Jacutinga.

O topônimo originou-se do nome da padroeira Santa Rita, acrescido do vocábulo Jacutinga, designativo de uma espécie de ave abundante nas matas municipais.

Gentílico: santarritense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Rita de Jacutinga, pelam lei províncial nº 976, de 02-06-1859 e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, no município de Rio Preto.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de Santa Rita de Jacutinga figura no município de Rio Preto.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita de Jacutinga, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, desmembrado de Rio Preto. Sede no antigo distrito de Santa Rita de Jacutinga. Constituído de 2 distritos: Santa Rita de Jacutinga e Itaboca (ex-Boqueirão), desmembrado de Rio Preto. Não temos data de instalação. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Santa Rita de Jacutinga e Itaboca.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: