Início » Minas Gerais » Piranga


Piranga - Minas Gerais



Piranga é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2005 era de 17 435 habitantes. Sua área é de 657km². O que corresponde a uma densidade populacional de 26,5 habitantes por quilômetro quadrado.

"Piranga" é um termo tupi que significa "vermelho".

Dizem que o arraial foi fundado por João de Siqueira Afonso, em 1704 - mas desde 1691 porém já Francisco Rodrigues de Siqueira e Manuel Pires Rodovalho ali mineravam ouro nesta região que inicialmente foi chamada Guarapiranga. Fizeram depois ali construir uma pequena capela em 1695, depois e Nossa Senhora da Conceição, com a bênção da qual cessaram as febres do lugar. Primeiro vigário encomendado foi o padre Roque Pinto de Almeida, segundo um espanhol, chamado padre José Dom-Dom, terceiro o Padre Antônio da Silva Ribeiro, quarto o padre Dom-Dom por segunda vez, depois o padre Manuel da Cruz, o sexto foi o padre Gaspar Mareante e sétimo Antônio Siqueira.

História da cidade de Piranga

Piranga significa .barro vermelho. e designa também uma planta da família das Begoniáceas, da qual os indígenas da região extraiam tinta vermelha para pintar o corpo.

Guarapiranga, que significa "pássaro vermelho", era a denominação anterior de origem indígena. O bandeirante João de Siqueira Afonso, chefiando um grupo de paulistas, internou-se pela Capitania de Minas Gerais, vindo estabelecer na região banhada pelo rio Guarapiranga, sua base de operações, em busca de minerais preciosos.

Em fins de século XVII, achava-se em formação o povoado, que cresceu rapidamente até ser, em 1718, elevado à categoria de curato.

O distrito se deve à Provisão de 16 de fevereiro de 1718 e o Município à Lei provincial n° 202, de 1° de abril de 1841, ocorrendo a instalação em junho do ano seguinte. Suprimido pela Lei provincial n° 1.249, de 17 de novembro de 1865, é restaurado, desmembrado do de Mariana, por Lei provincial n° 1.537, de 20 de julho de 1868, e reinstalado a 14 de março do ano seguinte. Mais tarde, a Lei provincial n° 1.729, de 5 de outubro de 1870, confere à vila categoria de cidade.

Aparece na Divisão Administrativa, em 1911, com 9 distritos: Piranga, Pinheiros, Santo Antônio do Pirapetinga, Calambau, Oliveira, Braz Pires, Conceição do Turvo, Porto Seguro e Guaraciaba. Perde, porém, os distritos de Conceição do Turvo (1923), Braz Pires (1938), Guaraciaba (1948), Porto Firme, Piraguara e Calambau (1953) para formação de novos municípios. Atualmente, compõe-se do distrito sede e dos de Pinheiros Altos e Santo Antônio de Pirapetinga.

A Comarca, criada pela Lei provincial n° 3.702, de 27 de julho de 1889, recebeu a denominação de Piranga, em face da Lei estadual n° 11, de 13 de novembro de 1891. A Lei estadual n° 375, de 19 de setembro de 1903, determinou sua supressão, o que se verificou a 21 de novembro do ano seguinte. Restaurou-a, porém, a Lei estadual n° 663, de 18 de setembro de 1915, ocorrendo a reinstalação a 1° de dezembro de 1917.

Gentílico: piranguense

Formação Administrativa

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Piranga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Piranga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: