Início » Minas Gerais » Papagaios


Papagaios - Minas Gerais



Legenda1

Legenda2

Legenda1

História da cidade de Papagaios

Por volta do ano de 1800, o espaço ocupado pela atual cidade foi uma fazenda de propriedade do casal Manuel e Catarina Gonçalves Fraga e de seus filhos.

A Fazenda de Morrinhos, assim chamada, era antes propriedade do Sr. João Fraga, pai de D. Catarina. João Fraga era um grande caçador e possuía uma sesmaria de terra sem documentação. Inclusive foi D. Pedro I que fez a doação da sesmaria, devido grande amizade. D. Pedro I vinha do Rio de Janeiro, de liteira, gastando por volta de treze dias de viagem. Durante o percurso, hospedava-se na casa de Braga para descansar.

A fazenda recebeu o nome de Morrinhos porque era rodeada por cinco pequenos morros: Malhadinha, Morro da Anta, Morro da Boa Vista, Morro do Urubu e Morro do Chapéu.

Não se sabe precisamente quando houve a troca de nomes de Morrinhos para Papagaios. Sabe-se, no entanto, que até aproximadamente 1780 a localidade ainda era de propriedade do casal Gonçalves Fraga, pois há uma carta conservada pelo Coronel Américo Cordeiro onde D. Joaquina do Pompéu se dirigia-se à D. Catarina para comprar ′uma junta′ de bois.

Após a morte do casal, a fazenda ficou sem donos. Presume-se que os dois filhos não deixaram descendentes, já que ninguém apareceu para requisitar a herança. Dentro de poucos anos, a fazenda transformou-se em povoado, já que se transformou em um terreno desabitado.

Gentílico: papagaiense

Formação Administrativa

Até 1911, o povoado de Papagaios pertencia a Maravilhas.

Em 13/08/1911, pela Lei Municipal nº 556, o povoado desmembrou-se de Maravilhas, passando a ser um distrito de Pitangui.

Em 12/12/1953, através da Lei Estadual nº 1.039, foi elevado à categoria de município e em 20/01/1954 houve a instalação oficial.

Fonte: Prefeitura Municipal de Papagaios(MG); IBGE

Autor do Histórico: MARIA CRISTINA DE ALMEIDA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Papagaios: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Papagaios? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: