Início » Minas Gerais » Moema


Moema - Minas Gerais



Moema faz parte do estado de Minas Gerais.

As primeiras povoações da região que hoje compõe o município de Moema foram provavelmente de "Negros Forros", fugindo do imposto da Capitação. A sesmaria do Ribeirão de Santo Antônio foi a primeira demarcação oficial de terras na região, feita em 16 de julho de 1767. O povoado do "Doce", que posteriormente formaria o município de Moema, tem em suas origens dois personagens principais: Manoel da Costa Gontijo e Pedro Ferreira da Silva, que foram os dois primeiros brancos a fixar residência no povoado. A Existência de negros vivendo no povoado anteriormente à chegada desses dois senhores brancos é provável, mas não existem registros históricos a respeito.

Pedro Ferreira da Silva Junior era neto de Manoel da Costa Gontijo e filho de Pedro Ferreira da Silva, e foi na sua parcela das terras herdadas do avô, com o falecimento de seu pai em 1875, que ele plantou a cruz-semente do povoado do Doce. Na sua fundação, o povoado era habitado pelos descendentes de Manoel da Costa Gontijo e suas famílias, sendo esta sua família a origem então do povoado do Doce, que depois viria a ser o município de Moema. É o cruzeiro plantado por Pedro Ferreira da Silva Junior na época da proclamação da república que marca, segundo a tradição, a fundação do povoado.

História da cidade de Moema

Não são conhecidos os nomes dos primeiros desbravadores do local, guardando a tradição os dos senhores Manoel Costa Gontijo, espanhol de nascimento, e Pedro Ferreira da Silva, como os primeiros brancos a fixarem residência na região, dedicando-se à lavoura.

A partir daí, foram aparecendo novos moradores, pessoas entusiasmadas com a terra fértil e pastagens perenes.

O povoado instalado em terras doadas por Pedro Ferreira da Silva e Antônio Dionísio Ferreira, teve seu primeiro nome "Largo de São Pedro" originado de uma capela em devoção a São Pedro.

Anos mais tarde, em virtude de uma viatura carregada de rapadura ter caído no córrego que atravessava o povoado, o córrego passou a ser conhecido como Córrego Doce, passando o povoado a ser conhecido como "Doce".

Gentílico: moemense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Moema (ex-Povoado de Doce), pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Bom Despacho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Moema, pela Lei Estadual nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Bom Despacho. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal de Moema

Autor do Histórico: JOSé TEóFILO FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Moema: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Moema? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: