Início » Minas Gerais » Miraí


Miraí - Minas Gerais



Miraí faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população é de 13.800 habitantes e tem como bioma predominante a Mata Atlântica

Arraial do Brejo foi seu primeiro nome. O setor agropecuário foi um dos mais desenvolvidos da região da Zona da Mata. O território municipal está localizado numa região que tem acessos facilitados pela presença da rodovia Rio-Bahia. O primeiro núcleo populacional foi organizado nas margens do Rio Muriaé, onde hoje está a cidade de muitas tradições. Por volta de 1840, atraídos pela fertilidade do solo, aportaram às margens do pequeno rio Fubá - afluente do Muriaé - os primeiros colonos e desbravadores da região de Miraí. Encontrando terra e água boa, espalharam a notícia e, pouco a pouco, outros plantadores foram chegando.

Em 1852, um grupo de 53 pessoas adquiriu de Salustiano José Fernandes e sua mulher Maria Porcina do Amor Divino parte das terras da Fazenda das Três Barras. No local construíram uma capela em honra a Santo Antônio e em seu redor cresceu o arraial batizado Brejo. Logo o arraial tornou-se distrito de Paz, com o nome de Santo Antônio do Muriaé, pertencendo à freguesia de Santa Rita de Meia Pataca. Em 1883, o distrito foi transformado em freguesia de Santo Antônio do Camapuã, nome que não se firmou. Pela Lei Municipal 168, de 15 de Abril de 1903, passou a ser chamar Miraí, que significa "terra molhada", "brejo". O município foi criado em 07 de setembro, de1923, desmembrando-se de Cataguases.

História da cidade de Em 1852, um grupo de 53 pessoas adquiriu de Salustiano José Fernandes e sua mulher, Maria Porcina do Amor Divino, parte das terras que integravam a antiga Fazenda das Três Barras, de propriedade dos mesmos. A venda foi realizada por duzentos mil reis e destinada, conforme documento de 15 de Dezembro daquele ano, ao patrimônio de uma Igreja a ser construída em honra a Santo Antônio. Originou-se assim, às margens do Rio Muriaé, o arraial que segundo uns se chamou inicialmente Brejo e que mais tarde viria a ser a atual cidade sede do município de Miraí. A Capela ficou pronta em 1853. Em 1859 foi o arraial elevado à categoria de Distrito de Paz, com o nome de Santo Antônio do Muriaé, pertencendo a freguesia de Santo Antônio do Camapuã, nome esse que não se veio a firmar. A criação do Distrito foi confirmada pela Lei Estadual n°. 2, de 14 de Setembro de 1891, sendo que pela Lei Municipal 168, de 15 de Abril de 1903, tomou o nome de Miraí, que significa " Terra Molhada", "Brejo". O município foi criado pela Lei Estadual n°. 843, de 7 de Setembro de 1923, por desmembramento de Cataguases e ganhando o Distrito de Dores da Vitória, saído de Muriaé e a instalação verificou-se a 27 de Janeiro de 1924, sendo que sua sede municipal ganhou Foros de Cidade pela Lei Estadual n°. 893, de 10 de Setembro de 1925. O município foi elevado a Sede de Comarca pelo Decreto n°. 155, de 29 de Julho de 1935.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasieliros - IBGE - 1959

Autor do Histórico: SÁRGIO ABRITTA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Miraí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Miraí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: