Início » Minas Gerais » Medeiros


Medeiros - Minas Gerais



Medeiros faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE no censo 2010 é de 3.444 habitantes. Um dos municípios integrantes do Circuito da Serra da Canastra.

Cidade privilegiada por suas riquezas naturais, tais como nascentes e quedas d′água, e expressões culturais regionais tais como as festas típicas de Trilhão (janeiro), Aniversário da Cidade (março), Semana Santa (abril), Novenas de Sâo José e São Sebastião (maio), Festa do Produtor Rural (junho), Folia de Reis(agosto).

De acordo com o engenheiro agrônomo Geraldo Gentil Vieira (Codevasf), a verdadeira nascente do rio São Francisco está no Planalto de Araxá, no município de Medeiros. Segundo o estudioso, o rio Samburá não é um afluente. Ao contrário, os pesquisadores defendem que o "Velho Chico", na verdade, seria o afluente do Samburá. Do planalto de Araxá até o ponto de confluência dos dois rios, no cânion de São Leão, a distância é de 147,30 quilômetros. Já a distância do cânion até a nascente oficial do São Francisco, na Serra da Canastra, é apenas 98,12 quilômetros. ′Como um rio maior pode ser afluente do menor?′, questiona Geraldo Vieira, que nasceu em Iguatama, cidade ribeirinha do São Francisco, próximo à Serra da Canastra.

História da cidade de Medeiros

As primeiras notícias sobre a existência da região, datadas de 1765, contam da doação de vinte sesmarias, confiadas à Inácio Correa Paplona, Manuel Medeiros e Jacinto Medeiros, (trata-se de João e José Medeiros, também conhecidos como irmãos Medeiros).

Desde os primeiros habitantes da região, índios Caiapós e Araxás, e também quilombos, a região se prestava a caminho entre o Centro/Sul de Minas para as regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba/Goiás.

O povoado foi criado nos idos do século passado, com a utilização de uma área de 14 alqueires de terra, doada por Militão Inácio Miranda, embora tenham sido os irmãos Medeiros os primeiros fazendeiros da localidade.

A origem do topônimo se explica no trânsito de boiadas, vindas do Triângulo Mineiro com destino a Oeste de Sul de Minas, cujos condutores faziam ponto de parada/pousada na fazenda dos irmãos Medeiros. Assim com o correr dos anos, ficou caracterizada a denominação Medeiros.

Gentílico: medeirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Medeiros, pelo Decreto Estadual nº 148, de 17-12-1938, criado com território desmembrado do distrito sede do município de Bambuí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Medeiros, figura no município de Bambuí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Medeiros, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Bambuí. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal de Medeiros

Autor do Histórico: JOSé TEóFILO FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Medeiros: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Medeiros? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: