Início » Minas Gerais » Mateus Leme

Município de Mateus Leme

Tudo sobre Mateus Leme - Estado de Minas Gerais


Mateus Leme é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 301,383 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 30.798 habitantes, quem nasce em Mateus Leme (gentilício) chama-se: mateus-lemense.
As coordenadas geográficas de Mateus Leme, Minas Gerais são: latitude: -19.9794 e longitude: -44.4318, atualmente a cidade é administrada por JULIO CEZAR NOGUEIRA FARES JUNIOR do PSD.

Avaliação geral do município: 4.4 / 5 para Mateus Leme por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Mateus Leme faz parte do estado de Minas Gerais. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Encontra-se à 61 km de Belo Horizonte e à 21 km de Itaúna.

Foi assim nomeado em homenagem bandeirante paulista Mateus Leme, que fundou em Minas Gerais o arraial de Itatiaiaçu. Seria o mesmo que, como capitão-mor, chegaria à Bahia, onde, de 1715 a 1717, combateu índios bravios.

É o local de instalação do 1º radar meteorológico de Minas Gerais.

Mateus Leme

Seu nome é o de um grande bandeirante paulista, Mateus Leme, que fundou em Minas Gerais o arraial de Itatiaiaçu. A denominação primitiva do município, Arraial do Morro de Mateus Leme, já aponta suas origens históricas. Mateus Leme, bandeirante de linguagem paulista cuja vida e trajetória pelas regiões mineradoras é ainda mal definida, foi o iniciador do povoamento local ao instalar-se próximo a uma serra que tornou o nome, presumivelmente nos primeiros anos do século XVIII.

Já em 1710, uma carta Sesmaria refere-se ao local (Morro do Mateus Leme), comprovando a sua origem bem remota; outras fontes documentais, dos anos 1739 e 1745, referem-se ao arraial.

Segundo o estudioso Teophilo de Almeida, encontram-se no Morro de Mateus Leme vestígios de antigos aquedutos e lavrados, iniciados um trabalho vultoso de mineração aurífera no local. Disso podemos deduzir que a mineração ali apresentava-se muito lucrativa, pois compensava os gastos com obras bastantes onerosas.

Apesar destes indícios de riquezas, o arraial do Morro de Mateus Leme atravessa todo o século XVIII sem alcançar foros de freguesia, sendo capela curada de freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral Del Rei. Em 1822, o arraial contava com 2.358 ´almas´, segundo visita pastoral realizada neste ano.

Presume-se que a população , com a decadência da exploração aurífera, tenha voltada para outras atividades econômicas como a agricultura e a pecuária.

A freguesia (povoação) foi criada em 1832, com a denominação do Santo Antônio do Morro de Mateus Leme, tendo como filiais, Itatiaiuçu e Patafufo.

Em termos administrativos, a população passou por diversas mudanças: tendo pertencido aos municípios de Sabará e Pintagui, foi posteriormente incorporado aos municípios de Pará de Minas, antigo Patafufo (1848), Bonfim (1850) e (1870) e novamente Pará de Minas (1877). A autonomia foi adquirida em 1938, quando foi criado o município.

O povoado que posteriormente, daria origem ao atual município de Mateus Leme, foi fundado ao início do século XVIII, na vaga que, buscando metais e pedras preciosas, levaria ao deslocamento de todo o eixo econômico brasileiro para Minas Gerais, formando inúmeras novas comunidades.

A denominação original da região, Arraial do Morro de Mateus Leme, já aponta suas origens históricas. Mateus Leme bandeirante de linguagem paulista, cuja vida e trajetória pelas regiões mineradoras é ainda mal definida, foi o pioneiro do povoamento na localidade, ao instalar-se nas proximidades de uma serra que, anos mais tarde, receberia o seu nome. Já no ano de 1710 uma carta de sesmaria refere-se ao local do Morro do Mateus Leme, comprovando sua origem bem remota.

Outras fontes documentais datadas dos anos de 1739 e 1745, referem-se ao arraial.

Existem no Morro de Mateus Leme vestígios de antigos aquedutos e lavrados, que

teriam da início a um vultuoso trabalho de mineração aurífera na região.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mateus Leme, pelo Decreto de 14-07-1832, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pará.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Mateus Leme, figura no município de Pará.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual nº 806, 22-09-1921, o município de Pará passou a denominar-se Pará de Minas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Mateus Leme, figura no município de Pará de Minas (ex-Pará).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mateus, pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Pará de Minas.

Sede no antigo distrito de Mateus Leme. Constituído de 3 distritos: Mateus Leme, Igarape, desmembrado de Pará de Minas e Serra Azul desmembrado de Itaúna.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Mateus Leme, Igarapé e Serra Azul.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, é criado o distrito de Azurita e anexado ao município de Mateus Leme. Pelo mesmo Decreto-Lei o distrito de Serra Azul tomou a denominação de Boturobi

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Mateus Leme, Azurita, Boturobi (ex-Serra Azul) e Igarapé.

Pela Lei nº 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Juatuba ex-povoado e anexado ao município de Mateus Leme.

Em divisão territorial territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: . Mateus Leme, Azurita, Boturobi, Igarapé e Juatuba.

Pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de São Joaquim de Bicas ex-povoado, criado com terras desmembradas do distrito de Igarapé e anexado ao município de Mateus Leme. Pela mesma lei o distrito de Boturobi voltou a chamar-se Serra Azul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 6 distritos: Mateus Leme, Azurita, Igarapé, Juatuba, São Joaquim de Bicas e Serra Azul (ex-Boturobi).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Matues Leme os distritos de Igarapé e São Joaquim de Bicas, para formar o novo município de Igarapé.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Serra Azul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1991.

Pela Lei Estadual nº 10.704, de 27-04-1992, desmembra do município de Mateus Leme o distrito de Juatuba. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 3 distritos: Mateus Leme, Azurita e Serra Azul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.mateusleme.mg.gov.br

DDD da Cidade Mateus Leme,MG

31

Como fazer uma ligação para a cidade de Mateus Leme:

0+Operadora+31+Telefone de destino

Como ligar para Mateus Leme pela

CTBC Telecom:012 + 31 + telefone
Vivo:015 + 31 + telefone
Aerotech:017 + 31 + telefone
Claro:021 + 31 + telefone
GVT:025 + 31 + telefone
Oi Telemar:031 + 31 + telefone
TIM:041 + 31 + telefone
Sercontel:043 + 31 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Mateus Leme-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Mateus Leme Minas Gerais o CEP geral é 35670000.

Prefeitura Municipal de Mateus Leme

Endereço: Rua Pereira Guimarães, 8, Centro, Mateus Leme - MG, CEP: 35670000
Telefone / Fax: (33) 3537-5822
Prefeito: JULIO CEZAR NOGUEIRA FARES JUNIOR do PSD

Médicos no município de Mateus Leme - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde mateus-lemense.

Relação de Cartórios no município de Mateus Leme MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Mateus Leme com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Mateus Leme Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Mateus Leme-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Mateus Leme

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Mateus Leme, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Mateus Leme

Assistente de vendas
Vaga cadastrada em 14/03/2019
Mateus Leme - MG

Assistente de vendas Atuará com exportação, negociação e prospecção de clientes, entre outras atividades. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Superior Completo na área Experiência: Experiência como assistente de vendas no ramo a...

Estágio em nutrição
Vaga cadastrada em 14/03/2019
Mateus Leme - MG

Estágio em nutrição Atuar com controle de temperatura, acompanhamento da produção, amostras e check-list de atividades. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Cursando superior em nutrição. Experiência: Não é necessário experiência...

Técnico de manutenção elétrica - Salário: R$ 2500 por mês
Vaga cadastrada em 13/03/2019
Mateus Leme - MG

Técnico de manutenção elétrica Executar instalações, manutenções preventivas e corretivas em máquinas e equipamentos, instalar circuitos e sistemas eletrônicos, montagens e ajustes de peças e prestar todo suporte necessário. Beneficios: V...

Assistente de Vendas
Vaga cadastrada em 08/03/2019
Mateus Leme - MG

Salário: A combinar Local da vaga: Mateus Leme - MG Horário de trabalho: A combinar Atividades Profissionais Responsável por relacionamento com clientes, negociação de contratos, formação de preços,acompanhamento dos indicadores...

Assistente de Vendas / Comercial - Salário: R$ 2001 - 3000 por mês
Vaga cadastrada em 07/03/2019
Mateus Leme - MG

Faixa salarial: De 2.001 até 3.000 Local da vaga: Mateus Leme - MG Horário de trabalho: De segunda a quinta, das 7:00 às 17:00 e sexta, das 07:00 às 16:00. Atividades Profissionais Responsável por relacionamento com clientes, ne...

Vendedor(a)
Vaga cadastrada em 14/01/2019
Mateus Leme - MG

- Estar atualizado com a concorrência e formas de vender bem, dentre outras atividades correlatas a área. Requisitos: - Ensino médio completo; - Conhecimento do Pacote Office; - Disponibilidade de horários....

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Mateus Leme

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Mateus Leme, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Mateus Leme do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (22/03/2019), Mateus Leme - MG:

Chuva

Temperatura: 20º C
Humidade do Ar: 88%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

23/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 25 Min: 17
24/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 27 Min: 16
25/03/2019 - Nublado. Max: 28 Min: 18
26/03/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 29 Min: 16
27/03/2019 - Nublado. Max: 28 Min: 17

Municípios vizinhos de Mateus Leme

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Mateus Leme-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Juatuba - 9.84 km
Florestal - 10.1 km
Igarapé - 17.1 km
São Joaquim de Bicas - 18.0 km
Itaúna - 19.2 km
Pará de Minas - 23.4 km
Betim - 24.1 km
Itatiaiuçu - 24.3 km
Mário Campos - 26.9 km
Esmeraldas - 27.3 km
Igaratinga - 28.9 km
Sarzedo - 30.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Mateus Leme: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Mateus Leme através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-1
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-2
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-3
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-4
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-5
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-6
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-7
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-8
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-9
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-10
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-11
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-12
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-13
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-14
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-15
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-16
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-17
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-18
imagem de Mateus Leme Minas Gerais n-19

Você conhece Mateus Leme? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: