Início » Minas Gerais » Maripá de Minas


Maripá de Minas - Minas Gerais



Maripá de Minas faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 2.752 habitantes.

Maripá de Minas, distrito criado com a denominação de Maripá em 1890/1891 e subordinado ao município de Guarará, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 2764 em 30 de dezembro de 1962 (instalado em 1 de março de 1963).

Maripá de Minas, tem índice de analfabetismo baixo em relação a população. Na cidade a educação é pública, sendo escolas municipais e uma estadual. A Escola Municipal Antônio Ferreira Martins, inaugurada na década de 50, é o berço educacional do município, atendendo a maioria dos estudantes do município que oferece o ensino fundamental. No município a Escola Hilda Lobão Rezende, é de representação no pré-escolar de crianças de até 6 anos. O Ensino Médio é oferecido pela Escola Estadual de Ensino Médio de Maripá de Minas, recentemente nomeada Escola Estadual Prefeito Walter Trezza, coabita o prédio com a escola municipal e desde sua criação, possui IDEP acima dos parâmetros estadual e nacional. A Escola Prefeito Walter Trezza oferece os curso de Ensino Médio e Magistério.

História da cidade de Maripá de Minas

Não há registro sobre os primitivos habitantes da localidade. Afirma-se contudo que escravos foragidos tiveram papel preponderante na organização do povoado, que se formou em torno de uma capela construída por Avelino Ferreira, em terreno da Fazenda "Córrego do Meio", doado por seu proprietário, Domingos Antônio de Oliveira.

A povoação seguia ritmo tranqüilo até a chegada de inúmeros colonizadores franceses, italianos e sírios. A leva de novos habitantes se voltou, decididamente, para a criação de gado e para a lavoura, de modo especial a cana-de-açúcar, o que determinou a ocupação definitiva do território atualmente, a pecuária leiteira e a cultura variada e de subsistência representam as principais atividades e fontes de economia do Município.

Maripá, vocábulo tupi-guarani, significa "ruflar de tambores". Quando da emancipação, o topônimo foi acrescido do complemento de Minas.

Gentílico: maripaense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Maripá (ex-povoado de Córrego do Meio), pelo decreto-lei estadual n°. 42, de 16-04-1890, e pela lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Guarará.

Em divisão territorial datada de 1911, o distrito de Maripá figura no município de Guarará.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1960.

Elevado à categoria de município coma denominação de Maripá de Minas, pela lei estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Guarará. Sede no atual distrito de Maripá de Minas (ex-Maripá). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Maripá para Maripá de Minas alterado, pela lei estadual n°. 2764, de 30-12-1962.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Maripá de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Maripá de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: