Início » Minas Gerais » Mantena

Município de Mantena

Tudo sobre Mantena - Estado de Minas Gerais


Mantena é um município que pertence ao Estado de Minas Gerais, o tamanho total de seu território é 685,208 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 27.640 habitantes, quem nasce em Mantena (gentilício) chama-se: mantenense.
As coordenadas geográficas de Mantena, Minas Gerais são: latitude: -18.7761 e longitude: -40.9874, atualmente a cidade é administrada por JOÃO RUFINO SOBRINHO do PSB.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Mantena por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Mantena faz parte do estado de Minas Gerais. Segundo os dados fornecidos pelo IBGE referentes a última contagem da população, feita em 2007 a população da cidade era de 26.721 habitantes, o que representou uma diminuição de 151 habitantes, se comparado com o último censo demográfico realizado em 2001 onde foram encontrados 26.872 pessoas. Estes números de habitantes são menores, mais o censo omite dados interessantes, pois a cidade de Mantena tinha próximo de 50.000 habitantes antes da emancipação dos distritos de Sao Joao do Manteninha e Nova Belem que se elevaram a cidade e seus respectivos distritos de Divino das Palmeiras, Santa Rita e Vargem Grande, que juntos faziam parte de seu município e nessas emancipações diminuíram cerca de 20.000 habitantes.

Segundo o Dicionário Aurélio XXI de Aurélio Buarque de Holanda, Mantena, no Brasil, em Goiás, significa bom ou ótimo. A palavra refere-se também a uma personagem que desempenha o papel do rei dos cristãos e dos mouros, nas cavalhadas do município de Franca em São Paulo. Também designa os cavaleiros pertencentes à Associação Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito de Guaratinguetá, Aparecida e Lorena, todas cidades do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. O nome "Mantena" é indígena e quer dizer: "Terra Boa - Solo Fértil".

Por volta de 1920, o território começou a ser povoado. Isso aconteceu graças aos padres capuchinhos, entre eles, Frei Inocêncio de Comiso. Naquela época, as terras que hoje formam o nosso Município pertenciam ao Município de Itambacuri, fazendo parte do Distrito chamado Lajão, depois o Distrito de Lajão foi desmembrado de Itambacuri, surgindo o Município de Conselheiro Pena. Em 1930, o Emiliano Ferreira Júnior, comprou grande parte dessas terras e veio ocupá-las juntamente com sua família.

História da cidade de O topônimo Mantena significa terra boa, que se conserva farta, etc.

O município teve, anteriormente, dois nomes: o de "Barra do Córrego dos Ilhéus", em virtude sua localização nas margens do Córrego de propriedade do Sr. Cândido Ribeiro Gonçalves, vulgo, Cândido Ilhéus, e mais tarde, o de "Patrimônio de Benedito Quintino", em homenagem ao ilustre engenheiro Benedito Quintino dos Santos, que é considerado um grande explorador da região, e a quem deve Mantena grande parte de sua existência.

A região foi inicialmente desbravada pelos exploradores desejosos de se apossarem das terras e pelos padres capuchinhos, Frei Serafim de Gorizia, Frei ongelo de Sassoferato, Frei Gaspar de Módica e Frei Inocêncio de Comiso.

O primeiro morador do local, onde hoje se ergue a cidade de Mantena, foi o Sr. Emiliano Ferreira Júnior, que partindo do município de Ipanema em 1933, e atravessando o Rio Doce na Pedra da Lorena, acima da cidade de Aimorés, em busca de matas, subiu a serra do Cuparaque e cruzou as águas do São José em plena mata virgem, atingindo a barra do ribeirão dos Ilhéus, onde fez a primeira derrubada. Seus Companheiros eram, Francisco Perigosa e Cândido Ribeiro Gonçalves, conhecido pela alcunha de "Cândido Ilhéu".

Emiliano Ferreira Júnior apossou-se da barra do Córrego dos Ilhéus até a confluência do Córrego do Turvo. Francisco Perigoso limitou sua posse com o Córrego do Turvo e Antônio Perigoso apossou-se das margens do ribeirão São Francisco.

No princípio de 1934, Emiliano Ferreira Júnior perdeu sua primeira filha, de nome Elisa, sepultada no local onde se encontra hoje a Igreja de Santo Antônio de Mantena e, desgostoso com esse acontecimento, vendeu sua posse para Cândido Ribeiro Gonçalves, que a doou mais tarde a Santo Antônio de Mantena.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

A região do braço sul do São Mateus ou Cricaré, onde esta localizado o município de Mantena, pertenceu, desde a fundação de Filadélfia, em 1852 até 1918, ao distrito de Itambacuri, do município de Teófilo Otoni. Com a emancipação de Itambacuri ficou, pertencendo aquela região ao novo município.

Em 1938 foi criado o distrito de Bom Jesus do Mantena, compreendendo toda a região do São Mateus do Sul.

Em 1943, o Decreto-Lei número 1.058, de 30 de dezembro, criou o município de Mantena, cuja instalação se verificou em 1º de janeiro de 1944.

Atualmente é a seguinte composição distrital do município: A sede, Barra do Ariranha e Limeira de Mantena.

FORMAçãO JUDICIáRIA:

Sentindo a necessidade da criação da Comarca de Mantena, o governo estadual baixou em 1944, o Decreto-Lei nº 1.011, de 30 de dezembro, que a instituiu, verificando-se sua instalação solene em 1º de janeiro de 1945.

TURISMO E EVENTOS:

A festa máxima é o dia 13 de Junho, festa do padroeiro de Mantena "Santo Antônio de Pádua", comemorado com procissão, durante a semana a partir do dia 4 de junho, funcionam barracas, palco para apresentação da danças "Folclóricas" das cidades vizinhas inclusive, outras atrações como bailes, vaquejadas, atletismo, etc.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GILMAR MORAES DE FREITAS

DDD da Cidade Mantena,MG

33

Como fazer uma ligação para a cidade de Mantena:

0+Operadora+33+Telefone de destino

Como ligar para Mantena pela

CTBC Telecom:012 + 33 + telefone
Vivo:015 + 33 + telefone
Aerotech:017 + 33 + telefone
Claro:021 + 33 + telefone
GVT:025 + 33 + telefone
Oi Telemar:031 + 33 + telefone
TIM:041 + 33 + telefone
Sercontel:043 + 33 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Mantena-MG

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Mantena Minas Gerais o CEP geral é 35290000.

Prefeitura Municipal de Mantena

Endereço: Av. José Mol, 216 1º andar, Centro, Mantena - MG, CEP: 35290000
Telefone / Fax: (33) 3241-1325
Prefeito: JOÃO RUFINO SOBRINHO do PSB

Médicos no município de Mantena - Minas Gerais

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde mantenense.

Relação de Cartórios no município de Mantena MG

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Mantena com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Mantena Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Mantena-MG, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mineiro.

Hotéis e Pousadas na cidade de Mantena

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Mantena, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Mantena

Últimas Notícias da cidade de Mantena

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Mantena, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Mantena do Estado de Minas Gerais

Condições de Tempo Hoje (24/04/2019), Mantena - MG:

Tempo bom (noite)

Temperatura: 22º C
Humidade do Ar: 90%
Velocidade do Vento: 11 km/h

Previsão para os próximos dias:

25/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 27 Min: 21
26/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 28 Min: 21
27/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 28 Min: 20
28/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 31 Min: 21
29/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 32 Min: 20

Municípios vizinhos de Mantena

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Mantena-MG em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Barra de São Francisco - 9.85 km
Mantenópolis - 17.1 km
São João do Manteninha - 19.3 km
Cuparaque - 24.0 km
Água Doce do Norte - 25.3 km
Alto Rio Novo - 31.9 km
Goiabeira - 33.6 km
Nova Belém - 34.1 km
Central de Minas - 34.4 km
Itabirinha - 34.5 km
Águia Branca - 34.5 km
São Geraldo do Baixio - 42.2 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Mantena: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Mantena através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Mantena Minas Gerais n-1
imagem de Mantena Minas Gerais n-2
imagem de Mantena Minas Gerais n-3
imagem de Mantena Minas Gerais n-4
imagem de Mantena Minas Gerais n-5
imagem de Mantena Minas Gerais n-6
imagem de Mantena Minas Gerais n-7
imagem de Mantena Minas Gerais n-8
imagem de Mantena Minas Gerais n-9
imagem de Mantena Minas Gerais n-10
imagem de Mantena Minas Gerais n-11
imagem de Mantena Minas Gerais n-12
imagem de Mantena Minas Gerais n-13
imagem de Mantena Minas Gerais n-14
imagem de Mantena Minas Gerais n-15
imagem de Mantena Minas Gerais n-16
imagem de Mantena Minas Gerais n-17
imagem de Mantena Minas Gerais n-18
imagem de Mantena Minas Gerais n-19

Compartilhe Esta Página: