Início » Minas Gerais » Laranjal


Laranjal - Minas Gerais



Laranjal faz parte do estado de Minas Gerais. A cidade contém dois distritos: São João da Sapucaia e Sapucaia.

Nos meados do século XIX, resultante de um pouso dos tropeiros e boiadeiros de então, nasceu, à margem do caminho que levava a São Paulo do Muriaé, Presídio, Meio Pataca e outras localidades, o arraial que mais tarde viria a ser a bucólica cidade de Laranjal. Diz-se que a região fora habitada primeiramente pelos índios puris, que, de modo geral, foram os primeiros senhores daqueles rincões. A área em que os aventureiros da época escolheram para ponto de descanso de suas longas caminhadas foi pouco a pouco atraindo alguns residentes, que ali se estabeleceram, quer como comerciante, quer como posseiros e agricultores das terras ao redor. Nasceu assim o primeiro núcleo que, já em 1871, pela Lei provincial nº 1783, de 22 de setembro, era elevado à categoria de distrito de paz, pertencente ao município de Leopoldina. Mais tarde, foi transferido para Cataguases, até que, em 1938, o Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro, elevou-o à categoria de município, com o nome atual, que lhe foi dado em virtude de um grande Laranjal que existia na sede do distrito, a época em que o mesmo era povoado.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira. A sede dista por rodovia 348km da capital Belo Horizonte.

História da cidade de Laranjal Minas Gerais - MG

A região onde se localiza o município foi habitada, primitivamente, pelos índios puris. Nos meados do século XIX, á margem do caminho que levava a São Paulo do Muriaé, Presídio, Meio Pataca e outras localidades, surgiu o arraial que mais tarde viria a ser a cidade de Laranjal, resultante de um ponto de pouso dos tropeiros e boiadeiros. A área que os aventureiros da época escolheram para ponto de descanso de suas longas caminhadas foi aos poucos atraindo alguns residentes, que ali se estabeleceram. O nome da localidade foi dado em virtude de um grande laranjal que existia na sede do distrito, na época em que o mesmo ainda era povoado.

Formação Administrativa

Distrito criado pela Lei provincial n° 1783, de 22 de setembro de 1871, pertencente ao município de Leopoldina.

Mais tarde o distrito foi transferido para Cataguases, até que se elevou a categoria de município, com o nome atual, através do Decreto-lei estadual n° 148, de 17 de dezembro de 1938.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: CLEVERSON FERREIRA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Laranjal: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Laranjal? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: