Início » Minas Gerais » Lagoa Grande


Lagoa Grande - Minas Gerais



Lagoa Grande faz parte do estado de Minas Gerais.

Município cujo núcleo de início constitui a fazenda Barreiro do Campo de Manabuiu, situada em Ponte Firme - então distrito de Presidente Olegário. Os primeiros moradores do povoado foram Osório Maia, João de Matos, Aniceto e João Porfírio. Suas famílias eram constituídas de muito membros e grandes porções de terra, onde os pais usavam a mão-de-obra dos filhos, na agricultura de subsistência.

Em 1910 Lagoa Grande começa sua história com uma fazenda, onde algumas das primeiras famílias se mudaram para seu entorno, formando o distrito Lagoa Grande, pertencente ao município de Presidente Olegário. Em 1992 emancipou-se tendo como seu primeiro prefeito Valdir Rodrigues Galvão do PMDB, professor, filho de Marcolino Rodrigues Galvão; principal fundador do município. Após Valdir o prefeito foi Antônio de Pádua Moreira e em seguida Valdir novamente. A população avaliada em 2010 era de 8.631 habitantes. Lagoa Grande tem sua economia baseada na atividade agropecuária, principalmente na produção de leite e derivados.

Lagoa Grande

A fazenda Barreiro do Campo de Manabuiu, situada em Ponte Firme, então distrito de Presidente Olegário, foi o núcleo inicial do município de Lagoa Grande. Os primeiros moradores do povoado foram Osório Maia, João de Matos, Aniceto e João Porfírio.

Em 1976, foi elevado à categoria de distrito, tendo, a partir daí, rápido desenvolvimento. No entanto, somente em abril de 1992 Lagoa Grande adquiriu sua emancipação política, tornando-se município desmembrado de Presidente Olegário.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lagoa Grande, pela Lei Estadual 6769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Presidente Olegário.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Lagoa Grande, figura no município de Presidente Olegário.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa Grande, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Presidente Olegário.

Sede no antigo distrito de Lagoa Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lagoa Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lagoa Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: