Início » Minas Gerais » Itacambira


Itacambira - Minas Gerais



Itacambira faz parte do estado de Minas Gerais, localizado a uma altitude de 1.048 m. O município, fundado em 1962, tem um total de 4.526 habitantes numa área de 1.795,7km². Portanto, com uma densidade de 2,5 hab/km².

Entre as atrações está a Matriz de Santo Antônio, uma construção iniciada na primeira metade do século XVIII. O interior dela causa impacto visual pelo aspecto despojado e diferente das apresentações estéticas de templos católicos. Em 2009, o IEPHA entregou as obras de restauração de nove imagens sacras, além do retábulo-mor, oratório da sacristia, quatro oratórios da nave, púlpito, coro e a balaustrada da nave . A igreja chegou a guardar as "múmias de Itacambira" . Próximo a Itacambira encontram-se diversas cachoeiras contabilizando um total de sete quedas d′água.

Itacambira

No ano de 1698, o capitão Miguel Domingues, junto com um grupo de paulistas, chegaram a região. Atacados por uma bandeira de mestiços, foram obrigados a se retirar, voltando mais tarde, quando os invasores constataram que o ouro era suficiente para todos.

Alguns historiadores creditam a fundação do Arraial de Itacambira a Fernão Dias Paes, que usava o lugar como celeiro e guarnição para o distrito de Esmeraldas.

Em 1840, com o nome de Santo Antônio do Gorutuba, é elevado a paróquia. Mais tarde, tem o nome mudado para Santo Antônio do Itacambiruçu da Serra de Grão Mogol.

Em 1868, a freguesia perde sua sede e é transferida para São João Batista da Terra Branca, município de Grão Mogol.

Como distrito de Grão Mogol, é chamado de Santo Antônio do Itacambira ou, ainda, Santo Antônio do Bom Retiro.

O nome é reduzido para Itacambira em 1923 e, em 1962, o distrito torna-se município independente de Grão Mogol

O nome Itacambira é tupi (ita é pedra, caã é mato e bir é pontuda ou seja,´pedra pontuda´ que sai do mato). Isto porque visto de longe, o Pico de Itacambira destaca-se no fundo de um cenário natural.

Formação Administrativa

Distrito criado com denominação de Santo Antônio de Itacambira, por Alvará, de 23-03-1813, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Grão-Mongol.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Santo Antônio de Itacambira, figura no município de Grão-Mongol.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Santo Antônio de Itacambira tomou o nome de Itacambira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Itacambira (ex-Santo Antônio de Itacambira), figura no município de Grão-Mongol.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto Estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Itacambira perdeu parte de seu território para o novo distrito de Botumirim do mesmo município de Grão-Mongol.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itacambira, figura no município de Grão-Mongol.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itacambira, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Grão-Mongol. Sede no antigo distrito de Itacambira. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Santo Antônio de Itacambira para Itacambira, alterado pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923.

Fonte: www.itacambira.mg.gov.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itacambira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itacambira? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: