Início » Minas Gerais » Ipuiuna

Ipuiuna - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Ipuiuna e arredores.

Ipuiuna é uma cidade localizada no sul do estado de Minas Gerais.

A origem da cidade remonta ao século XVIII, quando havia várias disputas territoriais entre as capitanias de Minas Gerais e São Paulo. Alferes Joaquim de Freitas e seu exército avançaram no território de Minas e, em janeiro de 1789, postaram uma guarda entre São Mateus e Mogi-Guaçu. O local recebeu o nome de Guarda de Caldas, e ao seu redor se formou o arraial que deu origem à cidade de Caldas. O povoado de Santa Quitéria - primeiro nome do município de Ipuiúna, e que dá o nome a uma padroeira da cidade - elevou-se a distrito em 1911, com a denominação atual. Ipuiuna, que na linguagem tupi significa "olho de água escura", foi emancipada em 1953.Após a emancipação,houve a vinda de Imigrantes Italianos,dos quais se abrigaram em terras ao redor d cidade,da qual atualmente se situa grandes fazendas e lavouras agricultura(batata principalmente).Um dos nomes mais respeitados entre os Imigrantes Italianos,se da aos Lemes,por ter sido uma das primeiras familias a chegarem em Ipuiuna.Sendo que parte deles se econtram ainda nela. Os padroeiros da cidade são: S. João Batista e Sta. Quitéria. A festa dos padroeiros se dá no mês de junho. De 1° a 13 de Maio acontece outra festa local, a de São Benedito.

Sua população de acordo com o CENSO de 2010 é de 9.522 habitantes.

História da cidade de Presume-se que os seus primeiros habitantes tenham sido pessoas que já habitavam povoados vizinhos, como Caldas-MG e Santa Rita de Caldas-MG. Á sabido que em 20 de janeiro de 1891, José Francisco Lopes e João Bernardes de Souza fizeram doação de 10 alqueires de terras para formação de um povoado que teria o nome de Santa Quitéria e São João Batista. Posteriormente, veio a edificação de uma capela que, na verdade foi o marco inicial do novo povoado a sombra da qual cresceu o novo núcleo até que em 1913 foi elevado a categoria de distrito passando a pertencer ao municipio de Caldas, com o nome de Ipuiúna, que significa águas turvas. Foi elevado a condição de município de acordo com a lei n°. 1.039 de 12 de dezembro de 1953. Gentílico: Ipuiunense

Fonte: Enciclopédia dos Municipios Brasileiros, Diário Oficial de Minas Gerais de 27 de dezembro de 1953.

Autor do Histórico: DONIZETTI DOMINGOS

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Ipuiuna: Imagens da cidade e Região

imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-1
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-2
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-3
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-4
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-5
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-6
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-7
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-8
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-9
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-10
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-11
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-12
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-13
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-14
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-15
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-16
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-17
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-18
imagem de Ipuiuna+Minas+Gerais n-19

Você conhece Ipuiuna? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: