Início » Minas Gerais » Guarará

Guarará - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Guarará e arredores.

Guarará faz parte do estado de Minas Gerais.´ Sua população estimada em 2004 era de 4.347 habitantes.

.

Guarará ao lado de Bicas; Descoberto; Mar de Espanha; Maripá de Minas; Pequeri; Rochedo de Minas e Senador Cortes, pertence à sub-região de São João Nepomuceno.

História da cidade de NOTAS HISTÁRICAS

Dos Indígenas, que apenas a tradição registra, quase ou nada se sabe. O aborígene, esqueceu-o a história, que os traz o ralato de que em 20 de julho de 1828, Domingos Ferreira Marques e sua mulher, D. Feliciana Francisca Dias, doaram 40 alqueires de terra para a criação de curato, que se denominou "Curato do Espírito Santo".

A partir da Pecuária e posteriormente da cafeicultura foi o território, aos poucos, sendo ocupado, e em princípios do Século, o café constituia a principal fonte de riqueza da Região, onde se encontravam os grandes compradores do produto. O que de fato consolidou o desenvolvimento foi a implatação dos trilhos da Estada de Ferro União Mineira(Depois Estrada de Ferro Leopoldina), que passavam pelo local denominado arraial das Taboas, hoje Município de Bicas.

Guarará, vocábulo de origem Tupi-Guarani, que significa, segundo alguns, "Tambor usado pelos gentios" , ou segundo outros, "Manhoso" ou "Investigador", não vem , como possa parecer, da influência das palavras usadas pelos prováveis silvículas que habitavam a região. Conta a tradição que, vindos da Região de Barbacena, os primenros desbravadores, porque, em sua terra de origem, havia um riacho com o nome de "Guarará", talvés por saudosismo, denominaram o local de "Espírito Santos do Guarará", em substituição à Espírito Santo do Mar de Espanha, ditado pelo sentimento de emancipação, que aquela época surgia.

Em 22 de janeiro de 1891, pelo Decreto Estadual n°. 343, a Vila passou a denominar-se, simplemente, "Guarará". Pela divisão administrativa de 1911, o Município era integrado por três Distritos: Guarará, Bicas e Maripá de Minas.

A Lei Estadual n°. 843, de 07/09/1923, que criou o Município de Bicas, desmembrou-o de Guarará, permanecendo a sede no Distrito de Maripá de Minas. Mais tarde, em 31/12/1962, a Lei de n°. 2764 criou o Município de Maripá de Minas, desmembrndo-o de Guarará. Ficou Guarará, então, constituido de um único Distrito.

Fonte: Arquivo da Agência do IBGE de Bicas

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Guarará: Imagens da cidade e Região

imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-1
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-2
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-3
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-4
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-5
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-6
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-7
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-8
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-9
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-10
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-11
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-12
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-13
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-14
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-15
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-16
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-17
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-18
imagem de Guarar%C3%A1+Minas+Gerais n-19

Você conhece Guarará? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: