Início » Minas Gerais » Guaranésia


Guaranésia - Minas Gerais



Guaranésia faz parte do estado de Minas Gerais, na microrregião de São Sebastião do Paraíso. A população avaliada em 2009 era de 18.635 habitantes. A área é de 294km² e a densidade demográfica, de 69,3 hab/km².

O Rio Canoas, que banha o município de Guaranésia, era em princípios de século XIX conhecido pelo nome de Rio das Capivaras, porque em suas águas encontravam-se, em grande quantidade, aqueles animais. Todavia, o fato de um emigrante das margens do Rio Canoas (município de Ibiraci), que se fixou entre a Estrada Real e o Rio das Capivaras, haver recebido o apelido de " Canoas", ficou o rio, em cujas proximidades construiu seu rancho, conhecido "rio do Canoas", e depois, Rio Canoas. Da mesma forma, o povoado que próximo dali surgiria, haveria de ficar conhecido por Santa Bárbara das Canoas. "Santa Bárbara" por espírito de devoção de José Maria Uthoa, mais conhecido por "canoas", que mandara construir uma capela bem próximo à sua moradia, sob invocação daquela Santa.

À véspera da inauguração da citada capela, um fato ocorrido por desígnio da Divina Providência influiu decisivamente na criação da localidade de Santa Bárbara das Canoas. Vários homens, empenhados na derrubada da mata, que então cobria todo o terreno, onde hoje se localiza o perímetro urbano da cidade, presenciaram o que foi divulgado como obra - divina. Ao fugir de um tronco que em sua queda o atingiria, um dos homens caiu ao soto, e, aterrorizado, gritou por Santa Bárbara, eis que uma árvore, arrastada na queda, teve suas raízes projetadas para fora violentamente, atirando para longe o pobre homem, salvando-o de morte certa. Seus companheiros então se prostaram e murmuraram: Milagre! Milagre! Milagre de Santa Bárbara! Dessa maneira, após a missa celebrada no dia seguinte, e ainda impressionados com o acontecido na véspera, José Martins e Manoel Fernandes Varanda acordaram doar terreno à capela de Santa Bárbara, para nele edificar um povoado. Este cresceu rapidamente. Em breve, apareceram os mascates de jóias e os escravos.

Guaranésia

No início do século XIX, o Rio Canoas, que banha o município de Guaranésia, era conhecido como rio das Capivaras, por causa da grande quantidade existente desse animal em suas águas. Nessa época, às margens do rio, foi construído um rancho onde se estabeleceu o proprietário José Maria Ilhoa, conhecido pelo apelido de Canoas. Em função desse apelido, o curso d´água passou a ser chamado Rio do Canoas. O proprietário das terras construiu uma capela em homenagem à Santa Bárbara, ao redor da qual surgiu um povoado, conhecido pelo nome de Santa Bárbara das Canoas.

O povoado de Santa Bárbara das Canoas foi elevado à categoria de distrito, subordinado ao município de Jacuí, em 1839. Após 34 anos, a localidade foi elevada a cidade, com o nome de Guaranésia, em 1901. Essa denominação deriva do tupi-guarani e significa pássaro da ilha.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Guaranésia, pela Lei Provincial n°. 2031, de 01-12-1873, e por Lei n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Muzambinho e Jacuí.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Guaranésia, pela Lei Estadual n°. 319, de 16-09-1901, desmembrado dos municípios de Muzambinho e Jacuí. Sede na povoação de Santa Bárbara das Canoas. Constituído de 2 distritos: Guaranésia e São Pedro da União, ambos desmembrados de Jacuí. Instalado em 02-01-1902.

Pela Lei Estadual n°. 556, de 30-08-1911, é criado o distrito de Santa Cruz do Prata e anexado ao município de Guaranésia.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Guaranésia, São Pedro da União e Santa Cruz do Prata.

Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisãoes territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Guaranésia e São Pedro da União. Não figurando o distrito de Santa Cruz do Prata.

Pelo Decreto-Lei Estadual n°. 1058, de 31-12-1943, desmembra do município de Guaranésia o distrito de São Pedro da União. Elevado á categoria de município.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939- 1943, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei n°. 336, de 27-12-1948, é recriado o distrito de Santa Cruz do Prata e anexado ao município de Guaranésia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Guaranésia e Santa Cruz do Prata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Guaranésia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Guaranésia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: