Início » Minas Gerais » Coroaci


Coroaci - Minas Gerais



Coroaci faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2008 era de 11.109 habitantes.

Coroaci, antigo distrito criado em 1900 com a denominação de Santana do Suassuí (a partir de 1923: Coroaci) e subordinado ao município de Peçanha, tornou-se município pela lei estadual nº336 de 27 de dezembro de 1948 e foi instalado em 1 de janeiro de 1949.

Bacia: Bacia Rio Doce.

História da cidade de COROACI

No século XVIII quando, por iniciativa do Capitão-general D. Antônio Noronha, Governador de Minas Gerais, se povoou o território do inóspito sertão do Cuité, vários colonos se localizaram às margens dos auríferos rios Onça, Jacuri, Itamarandiba e Suaçuí Pequeno, fundando diversas fazendas, conforme escrevem vários cronistas coloniais.

A região porém, infestada pelos ferozes índios Botocudos, foi destruída em poucos anos; tudo o que fôra construído, conquista feita por aquele tempo, inutilizou-se desta forma.

Data de 1832 a moderna ocupação do fértil território do Onça, primitivo nome do atual município de Coroaci.

Ao que se sabe, os primeiros moradores da região foram Manoel Lages, Manoel Francisco e Francisco Ramalho. Pouco se sabe da história municipal até 1879, quando foi celebrada a primeira missa da povoação, pelo Padre Alexandre Generoso, e após bênção do cemitério, em 26 de julho do mesmo ano, chegaram várias famílias, dentre elas as de Francisco Vieira, Rogério de ávila, Demétrio Coelho, Clemente Jorge e Antônio dos Santos.

Em 1892 foram pregadas as primeiras missões pelos Padres Lazaristas, que se interessaram junto ao Bispo da Diocese pela criação da freguesia, a qual foi criada em 1893, sendo nomeado seu primeiro Pároco o Padre Júlio Feliciano Colém.

Em 21 de janeiro de 1900, foi a freguesia elevada à categoria de Distrito, com a denominação de Santana do Suaçuí. Em 1923, o Distrito passou a chamar-se Coroaci, que em língua Tupi-Guarani siginifica "Terra de frente para o Sol" . Em 1948, emancipou-se de Peçanha, tornando-se o município de Coroaci.

GENTíLICO: coroaciense

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

O Distrito de Santana do Suaçuí foi criado pela lei municipal nº 27, de 21 de janeiro de 1900.

A divisão territorial do Brasil, referente a 1911, apresenta o distrito de Santana do Suaçuí subordinado ao município de Peçanha.

A lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, mantem o Distrito subordinado ao município de Peçanha, alterando o seu topônimo para Coroaci.

A divisão administrativa do Brasil, referente a 1933, apresenta o distrito de Coroaci subordinado ao município de Peçanha, observando-se o mesmo nas divisões territoriais de 1936, 1937, 1938, ... e 1943.

Em virtude do Decreto-Lei estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, foi criado o município de Coroaci, constituído de 2 distritos: Coroaci e Conceição de Tronqueiras

A divisão territorial de 1953 apresenta o município de Coroaci com dois distritos: Coroaci e Conceição de Tronqueiras

Atualmente, o município possui tres distritos: Coroaci, Conceição de Tronqueiras e São Sebastião do Bugre.

Fonte: IBGE - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros

Autor do Histórico: DENISE ARAúJO PERIM NEGRI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Coroaci: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Coroaci? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. JONES BARBIRATO's avatarJONES BARBIRATO

    ANDEI VIRTUALMENTE PELA LINDA CIDADE DE COROACI MG,E PUDE ME DELICIAR DAS BELEZAS E O AGRADAVEL VIZUAL QUE A CIDADE TEM, PARABENS MUITO LINDA.LINDA TAMBEM É UMA MULHER QUE DESTA CIDADE CONHECI ,MUITO BONITA E BACANA ,PESSOA MUITO LEGAL ,POVO AGRADAVEL O POVO MINEIRO ,GENTIS,E EDUCADOS ..

    #1 – 05/02/2016 - 17:43

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: