Início » Minas Gerais » Corinto


Corinto - Minas Gerais



Corinto faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2007 é de 22.741 habitantes. Corinto, Centro Geográfico de Minas Gerais, é parte integrante da região do Médio Rio das Velhas, na zona do Alto São Francisco. A cidade é conhecida como "A terra dos cristais" e "Centro das Gerais". A cidade é bastante acolhedora , além de ter festejos que são da tradição local como o Carnaval, Forró da Cidade, a Folia de Reis, os Quadros Vivos que são realizados na Semana Santa, a trezena de Santo Antonio, a novena de Nossa Senhora Aparecida e a novena da padroeira da cidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A área do município é de 2.524,503km².

Corinto, antigo distrito criado em 1891 e subordinado ao município de Curvelo, foi elevado á categoria de município pela lei estadual 843 de 7 de setembro de 1923.

História da cidade de CORINTO MINAS GERAIS

Tropeiros e condutores de grandes manadas de gado passavam, forçosamente, pelo local onde hoje se localiza a Cidade, surgindo, consequentemente, pequenos currais de descanso e recuperação do gado e pousada de tropeiros. Nasceu, assim, pequeno aglomerado de casas e incipiente comércio. Lentamente, encantados com a topografia e

o clima da região, foram chegando pessoas, fixando-se e constituindo famílias, iniciandose, assim, a ocupação do território e desenvolvimento do povoado. Sua economia esta baseada na agricultura e na pecuária.

O topônimo Corinto originou-se de sugestão de Antônio Pertence, inspirado, com certeza, na cidade grega do mesmo nome.

GENTíLICO: CORINTIANO.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com sede na povoação de Pilar por Lei Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891 e transferido, depois para a povoação da estação de Curralinho, por Lei Estadual nº 556, de 30 de agosto de 1911.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Distrito de Corinto (Coryntho) figura no Município de Curvelo. Vila de Corinto, criada por Lei Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923. Instalada em 20-VI-1924 ou 20-VII-1924. Desmembrada do Município de Curvelo. O Município de Corinto criado pela citada Lei 843, foi constituído com o território dos Distritos de Corinto, Andrequicé e Glória, desmembrados, os dois primeiros, do Município de Curvelo, e o último do de Diamantina; e o Distrito Sede Corinto perdeu o território que constituiu o Distrito de Contria, no Município de Corinto. Ainda pela Lei 843, foi criado no Município de Corinto, o Distrito de Santo Hipólito, com território desmembrado do Distrito de N. S. da Glória, o qual foi desmembrado do Município de Diamantina para o novo Município de Corinto. Por efeito da referida Lei 843, o Município de Corinto, ficou composto de 5 Distritos: Corinto, Andrequicé, Santo Hipólito, N. S. da Glória (antigo Gloria) e Contria.

Em divisão administrativa referente a 1933, o Município de Corinto permanece com 5 Distritos: Corinto, Andrequicé, Contria, N. S. da Glória e Santo Hipólito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, o Município de Corinto se compõe de 4 Distritos: Corinto, Contria, Andrequicé e N. S. da Glória e pertence ao têrmo e comarca de Curvelo.

Em divisão territorial de 31-XII-1937 e no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, 30 de março de 1938, no Município de Corinto se compõe de 5 Distritos: os mesmos citados na divisão de 1933, e pertence ao têrmo e comarca de Curvelo. No quadro fixado pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938 para 19391943, o Município de Corinto é composto dos Distritos de Corinto, Andrequicé, Contria,

N. S. da Glória e Santo Hipólito - e é têrmo da comarca de Curvelo. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro do ano de 1943, foi criada a comarca de Corinto, com o têrmo de Corinto desmembrado da comarca de Curvelo. No quadro fixado pelo referido Decreto-Lei 1058 para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Corinto ficou composto dos Distritos de Corinto, Andrequicé, Contria, Santo Hipólito e Senhora da Glória(antigo N. S. da Glória) - e constitui o único têrmo judiciário da comarca de Corinto, têrmo este formado pelos Municípios de Corinto e Buenópolis. Permanece composto dos Distritos de Corinto, Andrequicé, Contria, Santo Hipólito e Senhora da Glória nos quadros fixados pelas Leis nºs 336, de 27-XII-1948 e 1039, de 12-XII-1953 para vigorar, respectivamente, nos períodos 1949-1953 e 1954-1958, comarca de Corinto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

SíNTESE ESTATíSTICA:

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Corinto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Corinto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: