Início » Minas Gerais » Cachoeira de Minas


Cachoeira de Minas - Minas Gerais



Cachoeira de Minas faz parte do estado de Minas Gerais. Possui a maior fogueira do Brasil, a Fogueira de São Pedro.

No ano de 1882, o decreto provincial 3057 de 31 de outubro criou a Freguesia de São João Batista das Cachoeiras. A lei estadual n.º 843, de 7 de setembro de 1923, assinada pelo presidente de Minas Gerais Raul Soares de Moura; que criou então o município de Cachoeiras, desmembrado de Paraisópolis e uma lei estadual datada de 27 de dezembro de 1948 deu-lhe a denominação de Cachoeiras de Minas.

Foi Inácio da Costa Rezende o fundador da cidade de Cachoeira de Minas, na região Sul do Estado de Minas Gerais.

História da cidade de CACHOEIRA DE MINAS MINAS GERAIS

As destemidas incursões dos bandeirantes aprofundando-se pelos sertões das Gerais, vieram beneficiar, também, a região do Planalto Mineiro onde está plantado o município. A ocupação do território ocorreu somente por volta de 1853, quando Inácio da Costa Rezende, natural do município de Turvo, hoje Andrelândia, e sua esposa Rosa Maria, passando a explorar a Fazenda Cachoeira de sua propriedade, doaram terrenos para a construção de uma capela, atraídos que estavam pela fertilidade do solo, beleza da paisagem e piscosidade do Rio Sapucaí-Mirim. á margem direita deste rio se erigiu a capela dedicada a São João Batista, nascendo a povoação com o nome de São João Batista das Cachoeiras.

Em 1º de janeiro de 1854, inauguraca-se a capela contruída pelos fundadores, Inácio Rezende e Rosa Maria, com a celebração da primeira missa pelo cônego João Dias de Quadros Aranha. A exploração agrícola assumiu, então, o comando da economia da comunidade que se desenvolveu consideravelmente.

O topônimo inicial, São João Batista das Cachoeiras, originou-se do Santo Padroeiro da primeira capela, e de quedas d′água existentes no Rio Sapucaí-Mirim qua banha a cidade. Posteriormente o nome foi mudado para CACHOEIRA DE MINAS.

GENTíLICO: CACHOEIRENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com a denominação de São João Batista das Cachoeiras pro Leis Provinciais nº 3057, de 31 de outubro de 1832 e Estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de São João Batista das Cachoeiras figura no Município de São José do Paraíso. Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, o Distrito de São João Batista das Cachoeiras figura no município então denominado Paraisópolis. Vila criada com sede na povoação de São João Batista das Cachoeiras e a denominação de CACHOEIRAS por Leis Estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923.

Desmembrada do Município de Paraisópolis. Pela dita Lei 843, o Município de Cachoeiras foi constituído com o território do Distrito de São João Batista das Cachoeiras, desmembrado do Município de Paraisópolis; e o distrito da sede perdeu o território que constituiu o Distrito de Santo Antônio do Itaim, do mesmo Município de Cachoeiras. Por efeito da Lei 843, citada, o Município de Cachoeiras compões-se de 2 Distritos: Cachoeiras e Santo Antônio do Itaim. Instalada a vila em 1 de junho de 1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Cachoeiras permanece com 2 Distritos; Cachoeiras e Santo Antônio do Itaim.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 88, de 30 de março de 1938, o Município de Cachoeiras pertence ao têrmo judiciário de Paraisópolis da comarca de Paraisópolis e se divide em 2 Distritos; Cachoeiras e Santo Antônio do Itaim.

No quadro fixado pelo Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Cachoeiras é composto dos Distritos de Cachoeiras e Itaim, e pertence ao têrmo de paraisópolis, da comarca de Paraisópolis. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o Município e o Distrito de Cachoeiras passaram a denomina-se CATADUPAS.

Antigos Municípios e distritos de Cachoeiras, e que pelo Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, passaram a denominar-se Catadupas. O quadro fixado, pelo referido Decreto-Lei, para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Catadupas ficou composto dos Distritos de Catadupas e Itaim, e pertence ao têrmo e comarca de Paraisópolis. Teve sua denominação alterada para CACHOEIRA DE MINAS pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 que fixou o quadro territorial para 1949=1953, composto dos Distritos de Catadupas e Itaim .

Antigo Município de Distrito de Catadupas, e que pela Lei Rstadual nº 336, de 27XII-1948 passaram a denominar-se Cachoeira de Minas, e é formado dos Distritos de Cachoeira de Minas e Itaim. No quadro fixado para vigorar no quinquênio 1954-1958 o Município de Cachoeira de Minas é formado dos Distritos de Cachoeira de Minas e Itaim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 2 Distritos: Cachoeira de Minas e itaim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de15-VII-1999, o município é constituído de 2 Distritos: Cachoeira de Minas e Itaim.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cachoeira de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cachoeira de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: