Início » Minas Gerais » Botumirim


Botumirim - Minas Gerais



Botumirim faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2009 era de 6.550 habitantes. Área da unidade territorial (Km²) igual a 1.572

História da cidade de Botumirim

A importante micro-região do Alto Jequitinhonha na qual está incrustado o município, teve nos bandeirantes seus audazes desbravadores. Com o passar do tempo, face à existência de veio auríferos no solo botumirinense, forasteiros diversos, à procura de diamantes, vieram dar com os costados nestas plagas. Sem registros nominais dos primeiros moradores ou fundadores, sabe-se apenas, que formaram um pequeno núcleo denominado "Serrinha".

A procura do diamante e de ouro levou os garimpeiros a se espalharem pelo interior do território, operando a ocupação natural da terra para onde convergiam novos aventureiros. A fixação do homem ao local, todavia, veio se positivar graças à fertilidade do solo, muito propício às lavouras em geral, destacadamente, à cultura do café.

Etmologicamente, Botumirim "Serra Pequena". Este topônimo foi adotado em 1962, quando da emancipação, para manter estreita ligação com o nome original da localidade, "Serrinha".

Gentílico: botumirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Botumirim, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, criado com terras desmembradas dos distritos de Cristália e Itacambira, subordinado ao município de Grão-Mogol.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Botumirim figura no município de Grão-Mogol.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Botumirim, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Grão-Mogol. Sede no antigo distrito Botumirim. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-I-1979.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, são criados os distritos de Adão Colares e Santa Cruz do Botumirim e anexados ao município de Botumirim.

Em divisão territorial datada de I-VII-1988, o município é constituído do distrito de 3 distritos: Botumirim, Adão Colares e Santa Cruz do Botumirim.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Botumirim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Botumirim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: