Início » Minas Gerais » Belo Oriente


Belo Oriente - Minas Gerais



Belo Oriente faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 é de 23.397 habitantes. Encontra-se no Colar Metropolitano do Vale do Aço.

A história do município teve início em 1811, quando foram criados os primeiros quartéis para conter e expulsar os índios. Um desses quartéis teria se localizado no centro de Belo Oriente, onde hoje fica a praça da Jaqueira.

O lugar era conhecido por Nossa Senhora da Piedade do Gallo, depois abreviado para Piedade do Galo. Em 1825 foi aberta uma estrada ligando Antônio Dias a essa localidade. A obra, uma estrada militar espaçosa que recebeu elogios do governador e do imperador D. Pedro II, atravessava as terras dos atuais municípios de Ipatinga, Mesquita e Coronel Fabriciano, tendo como objetivo encurtar as distâncias para fazer a comunicação entre os quartéis avançados implantados no sertão para evitar ataques dos botocudos.

História da cidade de Belo Oriente

A grande região hoje denominada Bacia do Suaçuí, onde está o território do município, foi habitada pôr índios botocudos, que viviam às margens dos rios Santo Antônio e Doce. Com a chegada, do Barão de Mesquita, com seus familiares e escravos, fundou-se um núcleo, inicialmente chamado Piedade do Galo, ás margens do Ribeirão do Galo.

O povoado de Piedade do Galo se desenvolveu com o trabalho de seus fundadores, dedicado especialmente, às atividades, agropecuárias até 1977, quando entrou em funcionamento importante indústria de celulose que propiciou rápida expansão do município.

Gentílico: belo orientino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Belo Oriente, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, subordinado ao município de Mesquita.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Belo Oriente, figura no município de Mesquita.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Belo Oriente, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Mesquita. Sede no antigo distrito de Belo Oriente ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Belo Oriente e Perpétuo Socorro este criado pela mesma lei do município. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XX-1963, o município é constituído de 2 distritos: Belo Oriente e Perpétuo Socorro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-1I-1979.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Bom Jesus do Bagre e anexado ao município de Belo Oriente.

Pela lei municipal nº 414, de 24-01-1995, é criado o distrito de São Sebastião de Braúnas criado com partes das áreas dos distritos da sede e Perpétuo Socorro e anexado ao município de Belo Oriente.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 4 distritos: Belo Oriente, Bom Jesus do Bagre, Perpétuo Socorro e São Sebastião de Braúnas

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Belo Oriente: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Belo Oriente? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: