Início » Minas Gerais » Antônio Carlos


Antônio Carlos - Minas Gerais



Antônio Carlos faz parte do estado de Minas Gerais.

As terras que atualmente constituem o município de Antônio Carlos tinham como primitivos habitantes os índios Puris, reunidos em um pequeno povoado localizado nas cabeceiras do Rio das Mortes, região a que chamavam de Borda do Campo.

No início do século XVIII, Minas Gerais fervilhava com a descoberta das minas de ouro, diamantes, esmeraldas. Necessário se fazia conduzir estas riquezas com maior segurança até à maior Coroa Portuguesa que se estabelecera no Rio de Janeiro. Abrindo trilhas nas matas, atravessando rios, enfrentando índios, animais selvagens, chuva, frio e calor, intrépidos bandeirantes liderados pelo Cel. Domingos Rodrigues da Fonseca Leme e seu cunhado Garcia Rodrigues Pais descobriram um “Caminho Novo” que se iniciava na raiz da Serra da Mantiqueira e ligava a Capitania de Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

História da cidade de Antônio Carlos

A região onde está encrustado o município era habitada, primitivamente, pelos índios Puris. Posteriormente vieram colonizadores portugueses e paulistas cabendo aos jesuítas a catequese dos aborígenes e, para tanto, fundaram uma aldeia junto às nascentes do Rio das Mortes que recebeu o nome de BORDA DO CAMPO. Estes são considerados os responsáveis pelo surgimento da povoação.

Foi após a fixação nestas paragens dos bandeirantes oriundos de Taubaté, em sua maioria, e comandados pelo Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca Leme e seu cunhado, Capitão Garcia Rodrigues Paes Leme, que se deu, a partir de 1698, o desbravamento e a ocupação do território. Eles venceram a Mantiqueira pela Garganta do Embaú, atual Cruzeiro (em São Paulo) e com suas famílias e escravos se dedicaram, primeiro à mineração, e depois à agricultura e criação do gado. Nesta tarefa se incluem os jesuítas e alguns índios puris que se adaptaram ao convívio com os brancos, todos responsáveis pela evolução do local já conhecido com o nome de Sítio.

O topônimo foi adotado homenageando um dos seus mais ilustres filhos da terra, Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, ex-Presidente do Estado de Minas Gerais.

LOCALIZAÁÁO:

Localizado na Região Central do Estado de Minas Gerais, o Município de Antônio Carlos pertence a Mesorregião: Campo das Vertentes - Microrregião: Barbacena, Área total: 524,8 kmo, Coordenadas da Sede Latitude: -21,318 Longitude:-43,747, e seu território é cortado pela Serra da Mantiqueira e pelas nascentes do Rio das Mortes e do Rio Paraibuna.

Apresenta clima tropical seco, sujeito a mudanças bruscas de temperaturas. A temperatura média anual é de 18o°C, podendo chegar à máxima anual de 24,7o°C. No inverno há ocorrência de geadas. Barbacena, Ibertioga, Santa Rita do Ibitipoca, Bias Fortes e Santos Dumont, são os Municípios limítrofes de Antônio Carlos.

OUTROS DADOS HISTÁRICOS:

Na segunda metade do século XIX, foi construida a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), na qual Sítio representava o Marco Zero. Sua função era escoar a produção de gado muar e bovino, além de ouros produtos primários e passageiros, que iam do Centro-Oeste de Minas até Barbacena, onde se localizava a Estação de Sítio, hoje Município de Antônio Carlos, a ferrovia estabeleceu e dinamizou pontos onde corriam cargas e descargas sendo que até hoje permanece na antiga Estação de Antônio Carlos a velha locomotiva a vapor, fabricada em Michigan, nos Estados Unidos da América (EUA).

A primeira Capela a ser construida no local, na Fazenda Borda do Campo, por volta de 1711, foi consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Atualmente está conservada. Há no adro dois relógios datados de 1767.

Em 1725, o 4o° Bispo do Rio de Janeiro, D. Frei Antônio de Guadalupe, criou na Capela da Borda do Campo a primeira freguesia da região que, posteriormente, foi transferida para a Capela de Nossa Senhora do Pilar, no Registro Velho. A inauguração oficial da Paróquia em Antônio Carlos ocorreu em 20 de julho de 1941.

Em 1885 foi construida outra capela, tendo Sant′Ana como padroeira. Posteriormente, com a construção da Matriz, entre 1925 e 1929, a capela de Sant′Ana foi oferecida a São Sebastião.

Os Padres da Congregação do Verbo Divino, que haviam recebido 90 hectares (há) de terra da família Andrada para fundar um Seminário Menor, o Instituto Missionário São Miguel, chegaram à região em 1926. Atualmente, o Instituto Missionário São Miguel funciona como Casa de Retiro e área de lazer, para os moradores da região.

Em 1889, o Distrito recebe seu Cartório de Paz e Registro Civil.

GENTÁLICO: ANTÁNIO-CARLENSE.

FORMAÁÁO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com a denominação de Curral Novo, pela Lei Estadual n°. 2, de 14-09o1891, subordinado ao município de Barbacena.

Pela Lei Municipal n°. 52, de 21-09-1895, o Distrito de Curral Novo passou a denominar-se Bias Fortes.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de Bias Fortes figura no Município de Barbacena.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937,

Pelo Decreto-Lei n°. 148, de 17-12-1938, o Distrito de Bias Fortes passou a denomina-se Sítio.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o Distrito de Sítio figura no Município de Barbacena.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Antônio Carlos, pela Lei Estadual n°. 336, de 27-12-1948, desmembrado de Barbacena. Sede no antigo Distrito de Antônio Carlos. Constituído do Distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Município é constituído do Distrito sede. Assim, permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Pela Lei Municipal n°. 1140, de 10-12-1991, é criado o Distrito de São Sebastião do Campolide e anexado ao Município de Antônio Carlos. Em divisão territorial datada de 1995, o Município é constituído de 2 Distritos: Antônio Carlos e São Sebastião do Campolide. Pela Lei Municipal n°. 1285, de 19-07-1996, é criado o Distrito de Dr. Sá Fortes e anexado ao Município de Antônio Carlos. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o Município é constituído de 3 Distritos: Antônio Carlos, Dr. Sá Fortes e São Sebastião de Campolide. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Pela Lei Municipal n°. 1527, de 27-7-2005, é criado o Distrito de Curral Novo de Minas e anexado ao Município de Antônio Carlos.

Em divisão territorial datada de 2005, o Município é constituído de 4 Distritos: Antônio Carlos, Curral Novo de Minas, Dr. Sá Fortes e São Sebastião de Campolide.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

ALTERAÁÁES TOPONÁMICAS DISTRITAIS:

Curral Novo para Bias Fortes alterado, pela Lei Municipal n°. 52, de 21-09-1921. Bias Fortes para Sítio alterado, pelo Decreto-Lei Estadual n°. 148, de 17-12-1938. Sítio para ANTÁNIO CARLOS, alterado pela Lei Estadual n°. 336, de 27-07-1948.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Antônio Carlos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Antônio Carlos? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. carlos antonio's avatarcarlos antonio

    moro no rio de janeiro gostaria de conhecer a cidade

    #1 – 08/07/2016 - 20:32

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: