Início » Maranhão » Zé Doca


Zé Doca - Maranhão



Zé Doca faz parte do estado do Maranhão. Encontra-se na microrregião de Pindaré, mesorregião do Oeste Maranhense. O município foi criado em 1988. Sua população, estimada pelo IBGE em 2010 era de 50.173 habitantes.

No dia 8 de julho de 1958, chega por essas terras José Timóteo Ferreira, conhecido como "Zé Doca" e a sua esposa Maria Ferreira, acompanhada de 14 filhos, muitos deles nascidos na longa viagem que fizera, juntamente com cerca de 10 famílias, de Cambuci - CE até chegar nessa região. Homem empreendedor e de extrema coragem, começa então a derrubar a cabo de machado as primeiras árvores, criando o "Centro" (nome dado a povoados no interior do Maranhão) de Zé Doca que, mais tarde, se tornaria um belo vilarejo.

em 11 de julho de 1960, faleceu vitima das adversidades aqui encontradas. Mas já em 1960, o povoado contava com cerca de 08 casas.

História da cidade de Zé Doca - MA

Desmembrado de Monção, esse município constituía, até a construção da BR-222, um pequeno povoado cujo primeiro morador havia sido o agricultor de nome Zé Doca. Por influência de um núcleo de colonização ali instalado pela Sudene e que mais tarde daria origem à Colone, o povoado cresceu vertiginosamente.

Criado pela Lei nº 4865, de 15 de março de 1888, foi administrado inicialmente, como interventor, pelo político Nagib Haickel. Seu primeiro prefeito eleito foi Francisco Barroso, que anteriormente havia exercido o cargo de prefeito de Monção.

Gentílico: zé-doquense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município o distrito com a denominação de Monção, pela lei estadual nº 4865, 15-03-1988, desmembrado de Monção, sede no atual distrito de Zé Doca ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 17-01-1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Zé Doca: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Zé Doca? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Altmann's avatarAltmann

    Eu moro num interior nas proximidades da cidade. Esse artigo foi útil para um trabalho da escola.

    #1 – 22/09/2017 - 01:13

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: