Início » Maranhão » Santa Luzia


Santa Luzia - Maranhão



Santa Luzia faz parte do estado do Maranhão. Encontra-se a uma latitude 03º57′48" sul e a uma longitude 45º39′30" oeste, estando a uma altitude de 60 metros.

Santa Luzia foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 1908, de 17 de dezembro de 1959.

Igreja Matriz de Santa Luzia.

História da cidade de Santa Luzia - MA

EM 1949, João Vieira dos Santos, também conhecido por João Vaqueiro, e outros chegaram a Pau Santo. Rechaçados pêlos índios guajajaras, deslocaram-se para o lugarejo Batatal, sendo acolhidos pelo cacique capitão João Francisco de Almeida Batatal, recebendo terras para cultivar.

Nesse mesmo ano, o cacique Batatal mudou-se para Porto dos índios, vendendo a João Vaqueiro parte das terras do lugarejo.

A localidade que surgia foi denominada Santa Luzia por João Vaqueiro, segundo ele, em virtude da imagem da Santa que levava consigo.

Em 1952, com a chegada do agricultor Manoel Rodrigues Chaves, compadre de João Vaqueiro, a lavoura se expandiu, atraindo levas de imigrantes.

Gentílico: santa-luziense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia, pela lei estadual nº 1908, de 17-12-1959, desmembrado de Pindaré Mirim. Sede no atual distrito de Santa Luzia ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-03-1961.

Em divisão territorial datada de 01-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Luzia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Luzia? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. olimpio nunes de oliveira filho's avatarolimpio nunes de oliveira filho

    en porto seguro na bahia se encontra um garçom faleceu 24/10/2016 de infarto ele pode se interado como idigente no certidao de nasçimento ele e santa luzia no maranhao

    #1 – 25/10/2016 - 21:01

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: