Início » Maranhão » Pio XII


Pio XII - Maranhão



Pio XII é um município do estado do Maranhão. Encontra-se na microrregião do Médio Mearim, mesorregião do Centro Maranhense. O município tem cerca de 26 mil habitantes e 180km². Foi criado em 1959.

O município de Pio XII está localizado na Mesorregião do Centro Maranhense e na Microrregião do Médio Mearim. Fica em 3°5230 S, 45°0730 W, a 270km de São Luís, capital do estado do Maranhão. Na atual divisão administrativa do governo do estado, Pio XII está subordinado à Gerência de Pindaré. Possui temperatura média anual entre 26º e 27°C (dados de 2003).

O município foi criado pela Lei Estadual nº 1.730, de 26 de janeiro de 1959, na gestão do governador José de Matos Carvalho. O nome foi dado em homenagem ao Papa Pio XII (Eugênio Pacelli), falecido no dia 9 de Outubro de 1958. Em 4 de Outubro de 1977, a Lei Estadual nº 3.899 transferiu a sede do município, do distrito de Satubinha (hoje também município) para o distrito de Andirobal dos Crentes, sob a gestão do governador Nunes Freire e do prefeito Raimundo Nonato Jansen Veloso.

História da cidade de Pio XII Maranhão - MA

Desentendimentos políticos, no município de Vitória do Mearim, obrigaram Pedro José Lopes Gonçalves a deslocar-se para a pequena povoação de Satubinha, onde se estabeleceu.

Sua presença contribui para o desenvolvimento da povoação, ampliando o comércio e fazendo com que surgissem algunas usinas de beneciciamento de arroz, além do incremento à produção de gêneros agrícolas.

A criação de novo município efetivou-se através da Lei Estadual nº 1730, de 26 de janeiro de 1959, tendo sido desmembrado de Vitória do Mearim.

Pela Lei Estadual nº 3888, de 4 de outubro de 1977, foi a sede municipal transferida para o povoado de Andirobal dos Crentes.

O nome dado ao município foi em homenagem ao Papa Pio XII.

Gentílico: piodocense ou piodozense

Formação administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pio XII, pela lei estadual nº 1730, de 26-01-1959, desmembrado do município de Vitória de Mearim e parte do extinto distrito de Mata do Boi. Sede no povoado de Satubinha. Costituído do distrito sede. Instalado em 29-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pio XII: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pio XII? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: