Início » Maranhão » Pindaré-Mirim

Município de Pindaré-Mirim

Tudo sobre Pindaré-Mirim - Estado do Maranhao


Pindaré-Mirim é um município que pertence ao Estado do Maranhao, o tamanho total de seu território é 273,526 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 32.815 habitantes, quem nasce em Pindaré-Mirim (gentilício) chama-se: pindareense.
As coordenadas geográficas de Pindaré-Mirim, Maranhão são: latitude: -3.60985 e longitude: -45.342, atualmente a cidade é administrada por HENRIQUE CALDEIRA SALGADO do PC do B.

Avaliação geral do município: 4.5 / 5 para Pindaré-Mirim por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Pindaré Mirim faz parte do estado do Maranhão. Sua população é de de 32.236 habitantes (estimativa de 2009). Com uma bela paisagem e com os seus conhecidos Flutuantes (Bares flutuantes), e com um imponente Engenho Central, construído pela já extinta Companhia Progresso, antiga fábrica de açúcar. Tem também uma árvore que está repleta de bichos preguiça (mais conhecida como pau da paciência). Além disso,possui uma população bastante receptiva. O carnaval e as festas juninas são épocas em que a cidade mais recebe turistas. Atualmente a cidade encontra-se conurbada com a sua cidade vizinha Sta Inês.

O município de Pindaré Mirim é um município rico em cultura. Conhecido como berço da cultura maranhense, Pindaré Mirim trás no período junino a maior festividade dos seus arraiais, como apresentações de várias atrações folclóricas, mas o principal foco dos pindareenses e turistas é o Bumba - Meu - Boi, que durante esse período, nos quatro cantos da cidade ouve-se as batucadas dos tambores que aquecem-se até amanhecer o dia com as danças e uma festividade jamais vista. Sendo que o Bumba - Meu Boi é Cultura típica do povo maranhense e em especial dos pindareense, já foi até intensificadas en Culturas de Gênero como é o caso do Boi - Bumbá no estado do Amazonas, onde essa cultura se aprimorou com as lendas da amazônia e se intensificou, sendo levada pra lá por nordestinos, e que já é uma cultura mundial. Em Pindaré existe um Grupo Folclórico que faz alusão a essa cultura de gênero maranhense oriunda do Bumba-Meu-Boi, que são as apresentações das Danças Indígenas na cidade e no Estado. O Grupo Upaon-Açú é o principal grupo da região que exerce essa cultura no Estado com o primor e a exuberância de suas apresentações, e são muito conhecidos pelo figurino apresentado durante suas danças, são roupas total e artesanalmente confeccionadas e cheias de riquezas nas suas combinações e transfigurando seus personagens. O fundador do Grupo é o Senhor Lobo da Cultura, como é conhecido, é um dos principais artesãos do Grupo e sem falar que é cantor e compositor de toadas de Bumba-Meu-Boi, onde já gravou alguns cd´s, é sem dúvida um homem conservador da cultura pindareense e por que não dizer também da cultura maranhense.

História da cidade de Pindaré Mirim - MA

OS PRIMITIVOS habitantes foram os índios guajajaras que ali permaneceram até 1839 quando, pela lei provincial nº 85, foi criada a colonia denominada São Pedro, com a finalidade de desenvolver a agricultura, atraindo muitos cearenses e piauienses, que iniciaram a povoação.

Em 1876, foi instalada a grande usina da Campanhia Progresso Agrícola, trazendo grandes transformações sócio-econômicas em toda a região, possibilitando ao município marcar época na sua história. Dado o potencial da indústria, foi construída uma estrada de ferro para transporte da matéria-prima, numa extensão de 13 km. Desde 1883, existia energia elétrica na povoação.

Lamentavelmente, foi de pouca duração a vida da citada empresa pois, a partir de 1915, entrou em declínio. Fatores diversos contribuíram para o fracasso e, entre eles, juros bancários, aplicação excessiva em investimento, matéria prima insuficiente.

O município teve o seu topônimo alterado para Pindaré-Mirim, pelo decreto-lei Estadual nº 820, de 30 de dezembro de 1943, desmembrado de Vitória do Mearim.

Gentílico: pindareense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Engenho São Pedro de Alcântara expovoado de Engenho Central de São Pedro, pela lei municipal nº 2, de 14-09-1892. Subordinado ao município de Monção.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Monção o distrito de Engenho São Pedro de Alcântara.

Elevado à categoria de Vila com a denominação de São Pedro, pela lei nº 800, de 21-04-1918, desmembrado de Monção. Sede no atual distrito de São Pedro ex-Engenho de São Pedro de Alcântara. Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.

Elevado à condição de cidade, com a denominação de São Pedro, pela lei estadual nº 1052, de 10-04-1923.

Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, o município é extinto sendo seu território anexado ao município de Monção.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de São Pedro, pelo decreto nº 121, de 12-06-1931.

Pelo decreto estadual nº 267, de 19-04-1932, o município de São Pedro, adquiriu o extinto município de Monção.Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: São Pedro e Monção. Pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembra do município de São Pedro o distrito de Monção. Elevado à categoria de município.

Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o município de São Pedro passou a denominar-se Pindaré Mirim.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município já denominado Pindaré Mirim é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, são criados os distritos de Aterrado e Pimentel e anexado ao município de Pindaré Mirim.

Em divisão territorial datada de 01-12-1950, o município é constituído de 3 distritos: Pindaré Mirim, Aterrados e Pimentel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.

Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o município é constituído de 2 distritos: Pindaré Mirim e Pimentel. Não figurando o distrito de Aterrado anexado ao distrito sede do município de Santo Antônio dos Lopes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímicas distrital

Engenho São Pedro de Alcântara para São Pedro alterado, pela lei nº 800, de 21-04-1918.

Alteração toponímica municipal

São Pedro para Pindaré Mirim alterado, pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Pindaré-Mirim,MA

98

Como fazer uma ligação para a cidade de Pindaré-Mirim:

0+Operadora+98+Telefone de destino

Como ligar para Pindaré-Mirim pela

CTBC Telecom:012 + 98 + telefone
Vivo:015 + 98 + telefone
Aerotech:017 + 98 + telefone
Claro:021 + 98 + telefone
GVT:025 + 98 + telefone
Oi Telemar:031 + 98 + telefone
TIM:041 + 98 + telefone
Sercontel:043 + 98 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Pindaré-Mirim-MA

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Pindaré-Mirim Maranhão o CEP geral é 65370000.

Prefeitura Municipal de Pindaré-Mirim

Endereço: Av. Elias Haickel, 11, Centro, Pindaré-Mirim - MA, CEP: 65370000
Telefone / Fax: (98) 3654-2842
Prefeito: HENRIQUE CALDEIRA SALGADO do PC do B

Médicos no município de Pindaré-Mirim - Maranhão

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde pindareense.

Relação de Cartórios no município de Pindaré-Mirim MA

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Pindaré-Mirim com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Pindaré-Mirim Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Pindaré-Mirim-MA, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município maranhense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Pindaré-Mirim

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Pindaré-Mirim, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Pindaré-Mirim

Intérprete Educacional - Salário: R$ 1001 - 2000 por mês
Vaga cadastrada em 07/03/2019
Santa Inês - MA

Faixa salarial: De 1.001 até 2.000 Local da vaga: Santa Ines - MA Horário de trabalho: A combinar. Atividades Profissionais Atender e orientar os acadêmicos com necessidades especiais no acesso aos ambientes do Polo de Apoio Pre...

Técnico de Manutenção
Vaga cadastrada em 13/02/2019
Santa Inês - MA

Salário: A combinar Local da vaga: Santa Ines - MA Horário de trabalho: De segunda a sábado. Atividades Profissionais Realizar pré-diagnóstico de problemas técnicos em equipamentos de informática, realizar atendimento de manuten...

Coordenador de Trade Marketing
Vaga cadastrada em 08/02/2019
Santa Inês - MA

Salário: A combinar Local da vaga: Santa Ines - MA Horário de trabalho: Comercial. Atividades Profissionais Acompanhar, direcionar e desenvolver supervisores e promotores, garantindo a qualidade das vendas de chip. Garantir o cu...

Promotor de vendas - Salário: R$ 1166 por mês
Vaga cadastrada em 09/01/2019
Santa Inês - MA

Promotor de vendas Irá atuar em um ponto de venda realizando abordagem dos clientes que entram na loja para ofertar os planos controles e chip pré-pago, e fará organização do layout e ações de merchandising. Beneficios: Vale Transporte; V...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Pindaré-Mirim

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Pindaré-Mirim, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Pindaré-Mirim do Estado do Maranhao

Condições de Tempo Hoje (26/03/2019), Pindare-Mirim - MA:

Chuva

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 95%
Velocidade do Vento: 3 km/h

Previsão para os próximos dias:

27/03/2019 - Trovoadas. Max: 29 Min: 23
28/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23
29/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23
30/03/2019 - Trovoadas. Max: 30 Min: 23
31/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 27 Min: 23

Municípios vizinhos de Pindaré-Mirim

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Pindaré-Mirim-MA em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Santa Inês - 6.04 km
Bela Vista do Maranhão - 13.4 km
Igarapé do Meio - 15.4 km
Monção - 17.5 km
Bom Jardim - 30.2 km
Tufilândia - 32.0 km
Pio XII - 36.4 km
Governador Newton Bello - 40.6 km
Penalva - 41.3 km
Cajari - 48.0 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Pindaré-Mirim: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Pindaré-Mirim através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-1
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-2
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-3
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-4
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-5
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-6
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-7
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-8
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-9
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-10
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-11
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-12
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-13
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-14
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-15
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-16
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-17
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-18
imagem de Pindaré-Mirim Maranhão n-19

Você conhece Pindaré-Mirim? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: