Início » Maranhão » Palmeirândia


Palmeirândia - Maranhão



Palmeirândia faz parte do estado do Maranhão. A população avaliada em 2010 era de 18.766 habitantes. Embora pouco se saiba da história de Palmeirândia, pode-se afirmar que, já no século passado, o povoado de Palmeiras, que lhe deu origem, era um dos mais prósperos do município de São Bento, juntamente com Macapá, hoje Peri Mirim. Segundo registros da época, Palmeiras, em 1903, já era ligada a São Bento por telegrafia e telefonia, o que bem demonstra a importância que então desfrutava. A 31 de dezembro de 1959, pela Lei nº 1997, Palmeiras foi desmembrado de São Bento e Peri Mirim e elevado à categoria de município, com o nome de Palmeirândia.

História da cidade de Palmeirândia Maranhão - MA

O devassamento do território teve por base a presença de povoadores de município vizinhos, principalmente vindos de São Bento e Peri-Mirim. Embora predominando na região vastos campos, usados no verão para a pecuária, existem terras propícias à lavoura e ao extrativismo vegetal.

O crescimento da povoação foi lento, em todos os aspectos, haja vista a pobreza da área, agravada pela inexistência de estradas, dificultando o acesso à mesma.

A penetração de novos habitantes foi de pequena monta, não possibilitando que as atividades exploradas se destacassem. O comércio não apresenta expansão, restando apenas a pesca no período de inverno, nos campos alagados, como principal meio de subsistência.

Primitivamente, a povoação teve o nome de Palmeiras, sendo alterado para Palmeirândia, quando da criação do município. O nome advém de extensos palmeirais encontrados no território.

Gentílico: palmeirandense

Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Palmeirândia, pela lei estadual nº 1997, de 31-12-1959, desmembrado de São Bento, e parte do distrito de Peri-Mirim. Sede no atual distrito de Palmeirândia ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-01-1962.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Palmeirândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Palmeirândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: