Início » Maranhão » Barreirinhas


Barreirinhas - Maranhão



Barreirinhas é um município do estado do Maranhão, no Brasil. O município é conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como "Deserto Brasileiro". Possui uma população de 54 930 habitantes (Censo 2010).

Até o século XVI, a região atualmente ocupada pelo município era tradicionalmente habitada pela etnia indígena dos potiguaras.

Recentemente, depois de uma atividade sísmica do navio "Geo Pacific", foram encontrados vestígios de petróleo e gás na Bacia de Barreirinhas, nos blocos "BM-BAR-1" e "BM-BAR-3", a uma profundidade de 2000 a 2500 metros. Os navios-sonda "Deepwater Discovery" (a serviço da Devon Energy) e "NS 27" (Petrobrás) estão fazendo perfuração na região desde o início de 2009. A exploração de petróleo pode trazer desenvolvimento ao Maranhão e gerar centenas de empregos.

História da cidade de Barreirinhas Maranhão - MA

DESCONHECE-SE a data em que ocorreu o devassamento do território. Admite-se, porém, que a penetração se tenha realizado pelo rio Preguiças, em grande parte navegável, e por seus afluentes que permitem o tráfego de pequenas embarcações. A fixação do homem na região foi determinada pela fertilidade das margens do citado rio e de seus afluentes, pelas pastagens e campos apropriados à criação do gado, pela abundância de peixe nos rios e lagoas, e, pela amenidade do clima. Há quem admita, também, que a construção de uma ponte em 1849, sobre o rio Mocambo, como parte de uma estrada que vinha da comarca de Campo Maior-PI à de Brejo-MA e desta à de Icatu-MA, contribuiu para o seu desbravamento.

Em 1858, criou-se a Freguesia de Barreirinhas com territórios desmembrados de Tutóia, Brejo, Miritiba e São Bernardo. Barreirinhas adquiriu categoria de Cidade no ano de 1938.

Gentílico: barreirinhense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barreirinhas, pela lei provincial nº 481, de 18-06-1858.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Barreirinhas, pela lei provincial nº 951, de 14-06-1871, desmembrado do município de Tutóia. Sede na povoação de Barreirinhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Barreirinhas, pela lei nº 45, de 29-031938.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barreirinhas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barreirinhas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: