Início » Goiás » Turvelândia


Turvelândia - Goiás



Turvelândia faz parte do estado de Goiás. Possui uma área territorial de 934,260km² e sua população estimada em 2012 era de 4532 habitantes de acordo com o IBGE e PIB per capita de 44.015,89. Apesar de possuir um dos maiores PIB per capita de Goiás, o município apresenta um IDH de 0,685 (PNUD 2000), um dos menores do Estado. A cidade tem como principais atividades a produção agrícola e a pecuaria e uma usina de álcool e açucar. Faz divisas com os municípios deAcreúna , Maurilândia, Porteirão e Santa Helena estando situada no sudoeste do estado a 218km de Goiânia.

A cidade de Turvelândia é mais conhecida pelo seu apelido pejorativo: pirraça. Contam os moradores antigos que tudo isso se deve a uma implicância política entre dois fazendeiros que queriam que a sede do então povoado ficasse mais próximo de suas fazendas-sedes. Com objetivo de aproximar o povoado (na época) de suas fazendas doavam intercaladamente terras para alcançar seu objetivo. A pirraça entre os dois foi tamanha que o povoado "nasceu" com tal apelido: Pirraça. A um certo tempo um morador local, disse uma frase que acredito que tenha tido resultados: Deixe de pirraça, diga: Turvelândia. Turvelândia é um dos pequenos municípios do sudoeste goiano que tem todo o potencial para se tornar uma sede de novas idéias e de grandes empresas nacionais e internacionais. Para quem não conheçe, está perdendo! O primeiro prefeito eleito no município de Turvelândia foi Geraldo Sírio, um arrendatário de terras desta região, seu vice-prefeito foi João Mendonça Teodoro. O primeiro mandato de Turvelândia teve uma grande perda, já que para ser emancipada a cidade que antes pertencia ao município de Acreúna deve que abrir mão de parte de sua arrecadação para a antiga "mãe".

Mesmo com problemas orcamentários o município foi sendo edificado. Ainda Hoje (2008) alguns prédios públicos são na realidade reformas/ampliações das construções daquela época. O segundo prefeito eleito foi João Mendonça tendo como seu vice o sr. José Alves de Bessa (in memorian). Uma característica desse mandato foi os constantes atrasos nas folhas de pagamento da prefeitura (nota - a arrecadação já era toda disponível à cidade de Turvelândia). O terceiro prefeito eleito foi Rui César Mendonça e seu vice José Raimundo Barbosa. Este prefeito foi reeleito para um segundo mandato, mas trocando seu vice por Ezequiel. O quinto mandato de um prefeito em Turvelândia foi marcado por profundos conflitos. A candidata à prefeitura era Simone esposa de Rui César, tendo sida impedida de ser candidata a três dias da eleição ela lançou o sobrinho do prefeito o sr. Eduardo Mendonça e o vice Ezequiel. Tendo em vista o problema relatado anteriormente, houve uma insatisfação por parte de alguns o que acarretou até mesmo em assassinato do presidente da câmara (Odaelson) e um período de intervenção estadual por Efigênio. Agora, em 2009 tendo como prefeito municipal Ailton Minervino e vice Reila

História da cidade de Turvelândia

Os primeiros habitantes do município de Turvelândia vieram no início do século XX, por volta de 1904, quando ainda escravos. O povoado começou a se formar no início de 1960, e seu nome teve a influência do Rio Turvo existente nas proximidades. A área de formação do povoado foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Paraúna, nos anos de 1962 a 1967, através de Escritura Pública de compra e venda feita a Antônio Leão da Silva e Jerônimo Pimenta Neves.

Gentílico: turvelandense

Formação Administrativa

O Distrito foi criado com a denominação de Turvelândia, pela Lei Estadual nº 7473, de 02 de dezembro de 1971, subordinado ao município de Paraúna.

Pela Lei Estadual nº 8386, de 14 de maio de 1975, o distrito de Turvelândia deixa de pertencer ao município de Paraúna para ser anexado ao município de Acreúna.

Elevado à categoria de município com a denominação de Turvelândia, pela Lei Estadual nº 10.429, de 08 de janeiro de 1988, desmembrando de Acreúna.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal de Turvelândia

Autor do Histórico: HéLIO AIRES ALVES CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Turvelândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Turvelândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Alexsandro da silva felipe's avatarAlexsandro da silva felipe

    Gostaria de montar um comercio ai nessa cidade sera um bom investimento

    #1 – 02/02/2017 - 01:31

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: