Início » Goiás » Taquaral de Goiás


Taquaral de Goiás - Goiás



Taquaral de Goiás faz parte do estado de Goiás.

O município nasceu as margens do córrego Barreiro com o nome de Povoado de São Miguel (Padroeiro da Cidade) a princípio, até sua emancipação, onde passou a se chamar Taquaral, devido a grande quantidade de taquara existente próxima ao povoado.

Sua população estimada em 2004 era de 6.340 habitantes. É conhecida como a capital brasileira da confecção de moda íntima, em 2007 aproximadamente 2.000 empregos diretos, tem em seu município também uma grande quantidade de plantação de bananas, sendo um grande exportador. Localizada nas proximidades da Serra do Brandão, situa-se a 80km de Goiânia, capital do Estado de Goiás.

História da cidade de Taquaral de Goiás

O povoamento da região iniciou-se nas proximidades do córrego Taquaral, na fazenda do mesmo nome, em 1951, quando um grupo de moradores da zona rural de Itaberaí, constituído por Gustavo Moreira Coelho, Aurélio de Oliveira, Miguel Freire, Sebastião Moreira Coelho, Joaquim Ferreira de Souza e Manoel P. Sobrinho fizeram a doação de uma área de terras a São Miguel, para a formação do patrimônio.

O objetivo do povoamento era a criação de um centro de abastecimento com chance de aproveitamento dos recursos naturais da região e valorização das propriedades.

A primeira construção foi a Capela de São Miguel, em torno da qual foram edificadas moradias de estrutura simples, pau-a-pique, adobe e cobertura de palha ou telhas comuns.

O povoado denominado inicialmente São Miguel do Taquaral, lembrando o Padroeiro e o córrego adjacente, passou à categoria de distrito pela Lei Municipal nº 86, de 25 de julho de 1958, integrando o Município de Itaberaí, com o topônimo corrigido para Taquaral.

Cinco anos depois, em 1º de outubro de 1963, pela Lei Estadual nº 4593, obteve sua emancipação político-administrativa, instalando-se o município em 1º de janeiro de 1964, com a denominação definitiva de Taquaral de Goiás.

Gentílico: taquaralense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Taquaral, ex-povoado, pela lei municipal nº 86, de 25-07-1958, subordinado ao município de Itaberaí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Taquaral figura no município de Itaberaí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Taquaral de Goiás, pela lei estadual nº 4593, de 01-10-1963, desmembrado de Itaberaí. Sede no atual distrito de Taquaral de Goias ex-Taquaral. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1968.

Pela lei estadual nº 7483, de 02-12-1971, é criado o distrito de Itaguari e anexado ao município de Taquaral de Goiás.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Taquaral de Goiás e Itaguari.

Pela lei estadual nº 10400, de 30-12-1987, desmembra do município de Taquaral de Goiás o distrito de Itaguari. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Taquaral para Taquaral de Goiás alterado, pela lei estadual nº 4953, de 01-10-1963.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Taquaral de Goiás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Taquaral de Goiás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: