Início » Goiás » Perolândia


Perolândia - Goiás



Perolândia faz parte do estado de Goiás. A principal causa da fundação do municipio foi a extração da peroba rosa, madeira largamente utilizada na construção de Brasilia. A extração mineral e agricultura também contribuíram de maneira decisiva para o desenvolvimento da região. Geraldo Alves Vilela, pioneiro de Perolandia, foi quem batizou o local de Jamica, referencia às três cidades próximas - Jataí, Mineiros e Caiapônia. Os defensores da homenagem às perobas acabaram ganhando e deu-se à localidade o nome definitivo de Perolândia. O Distrito foi criado em 2 de dezembro de 1971, pertencente ao municipio de Jataí. A criação do municipio aconteceu em 16 de janeiro de 1991. Perolândia esta a 420 km de Goiania nas serras de Caiapó e Rio Verde. Tem no calcario, garimpo de pdras preciosas e na agropecuaria (soja, arroz, milho,leite e gado de corte) suas principais fontes de riqueza. A produção de calcario e brita são a base da economia do municipio. Servido pelas GOs 050 e 220, Perolândia faz parte da historia política brasileira como marco do fim da contenda entre civis e governo em 1925. A população avaliada em 2009 era de 2.830 habitantes.

História da cidade de Perolândia

Nos meados do século XIX, dia 07 de outubro de 1957, veio à Perolândia o Sr. Geraldo Alves Vilela que era morador na cabeceira do córrego Batista.

Era comerciante e capangueiro de diamante. Ele veio convidado pelo sr. Altino de Carvalho e o Dr. Silvestre de Carvalho para medir a área do patrimônio entregue sob sua responsabilidade.

Ficou assim o patrimônio nas mãos de um dos funcionários e em 1958, mandou construir sua casa e se tornou pioneiro.

No dia 07 de outubro, do mesmo ano ele já passou a morar no patrimônio e instalou o seu comércio que abastecia os moradores da região.

A principal causa da fundação de Perolândia foi a extração da madeira Peroba rosa, que se destinou a construção de Brasília. O minério, a agricultura e a pecuária também foram um grande passo para o povoamento desse patrimônio, recebendo o nome de Perolândia devido a grande quantidade de madeira Peroba Rosa

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Perolândia, pela lei estadual nº 7478, de 02-12-1971, subordinado ao município de Jataí.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito figura no município de Jataí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado à categoria de município com a denominação de Perolândia, pela lei estadual nº 11405, de 16-01-1991, desmembrado de Jataí. Sede no antigo distrito de Perolândia ex-povoado. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Perolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Perolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: