Tudo sobre Paranaiguara Estado de Goiás

Informações Gerais sobre a cidade de Paranaiguara

Coordenadas geográficas

O município de Paranaiguara fica localizado na latitude -18.9141 e longitude -50.6539 e faz parte do estado de Goiás.

Tamanho do Território de Paranaiguara

Com um total de 1153,623 km², Paranaiguara de extensão territorial.

População de Paranaiguara

De acordo com dados do IBGE, Paranaiguara possui aproximadamente 9.972 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Paranaiguara são chamados de paranaiguarense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOSE CARLOS BARBOSA.

História de Paranaiguara, Goiás

Ouvir com robot

Paranaiguara faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 8.558 habitantes. Devido a forte imigração com a construção de usinas de cana-de-açúcar e hidroelétricas na região, tornando a região cada vez mais dinâmica, sua população alcança o total de 9.100 habitantes em 2010, segundo o IBGE.

Antes do ano de 1930, a região onde hoje é o Município de Paranaiguara era praticamente despovoada. Transitavam por ali apenas boiadeiros, conduzindo gado bovino dos municípios do sudoeste para Minas Gerais e São Paulo. Tal foi o desenvolvimento econômico do sudoeste goiano que o meio de escoamento da produção, prejudicado com a dificuldade apresentada pelo canal de São Simão, tornou necessária a construção de uma ponte sobre este, iniciando-se as obras em 1930. Em 1933, construída a ponte, o trânsito tornou-se intenso naquela região, que permanecia despovoada. Foi a família de Domiciano Ferreira a primeira a fixar-se no local onde se edificava a cidade, sendo as terras de propriedade de Virgílio Rodrigues da Cunha, até 1941 quando João Santana da Silva descobre bons garimpos às margens do ribeirão Mateira. Com a notícia dessa descoberta, grande foi a afluência de garimpeiros vindos dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso. Dentre em breve, no local onde em 1942 havia apenas 2 ranchos, formou-se a corrutela, constituída de ranchos de paredes de palha, tomando o nome de Mateira. Várias pessoas colaboraram para o desenvolvimento do lugar. Podemos citar Josias da Silva Lula, que construiu um rego dágua com cerca de 4km, a fim de explorar o garimpo com grande resultado. Jair Ottoni Soriano, Oswaldo de Araújo Pimpim, Alberto Reis Machado, Antônio Alves da Paixão, Waldivino Macedo, Francisco Palazzo que foi um dos mais influentes da região e muitos outros que também incentivaram o progresso. Em 1944 foi construída a primeira casa em alvenaria Propriedade de Jair Ottoni Soriano. Em consequência desse desenvolvimento, em 21 de janeiro de 1950, foi o local elevado a distrito de Quirinópolis pela Lei Municipal nº 11, com o nome de Presidente Dutra. Pela Lei Estadual nº 743, de 23 de junho de 1953, foi elevado a município, restabelecendo-se o antigo topônimo de Mateira e constituindo-se Termo da Comarca de Quirinópolis. Grande foi o desenvolvimento. Influenciaram esse progresso: a posição geográfica entre as cidades de Quirinópolis, Jataí e Ituiutaba-MG; a produção de diamantes e a fertilidade de suas terras.

O primeiro Prefeito Eleito foi nomeado foi José Pofirio Barreto, e o primeiro pelo voto direto foi Oscar Bernardes. Possuía o Município, dois Distritos: Canal de São Simão e Itaguaçu. O povoado do Canal de São Simão, distante cerca de três quilômetros da sede municipal, devido ao desenvolvimento daquela localidade, a mesma passou a figurar como Distrito, pela Lei Municipal nº 24, de 24 de junho de 1957. Em 14 de novembro de 1958, através da Lei Estadual nº 2108, foi elevado a município, com o nome de São Simão. O Poder Legislativo aprovou a Lei nº 6561, de 12 de maio de 1967, dando novo nome ao Município de Mateiro que, daquela data em diante, passaria a denominar-se Paranaiguara. O novo nome PARANAIGUARA vem do Tupi Guarani, e quer dizer: Habitantes das Margens do Grande Rio ou Deusa do Grande Rio. Em 1975, a construção da barragem de São Simão represou grande área, inclusive a da sede municipal. Proprietários de toda área alagada foram desapropriados. Tornou-se necessária a construção de nova sede realizada pela CEMIG, em local previamente escolhido. O terreno era de propriedade dos senhores Aquino Barcelos, Anésio Loureno de Queiroz, João Apolônio Guimarães e Adoniro Alves Capanema. A nova cidade foi previamente planejada na gestao do entao prefeito Ennio Tiburcio e construída em local de excelente topografia, possuindo os prédios públicos grande funcionalidade.

História da cidade de Paranaiguara

Antes do ano de 1930, a região onde hoje é o Município de Paranaiguara, era praticamente despovoada. Transitavam por ali apenas boiadeiros, conduzindo gado bovino dos municípios do sudoeste para Minas Gerais e São Paulo.

Tal foi o desenvolvimento econômico do sudoeste goiano, que o meio de escoamento da produção, prejudicado com a dificuldade apresentada pelo Canal de São Simão, tornou necessária a construção de uma ponte sobre o mesmo, cujas obras foram iniciadas em 1930.

Em 1933, construída a ponte, o trânsito tornou-se intenso naquela região, que permanecia despovoada.

Foi a família de Domiciano Ferreira a primeira a fixar-se no local onde se edificava a cidade, sendo as terras de propriedade de Virgílio Rodrigues da Cunha, até 1941 quando João Santana da Silva descobre bons garimpos às margens do ribeirão Mateira.

Com a notícia dessa descoberta, grande foi a afluência de garimpeiros vindos dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.

Dentre em breve, no local onde em 1942 havia apenas 2 ranchos, formou-se a corrutela, constituída de ranchos de paredes de palha, tomando o nome de Mateira.

Várias pessoas colaboraram para o desenvolvimento do lugar. Podemos citar Josias da Silva Lula, que construiu um rego d′água com cerca de 4 km, a fim de explorar o garimpo com grande resultado. Jair Ottoni Soriano, Oswaldo de Araújo Pimpim, Alberto Reis Machado, Antônio Alves da Paixão, Waldivino Macedo, Francisco Palazzo e muitos outros que também incentivaram o progresso.

Em consequência desse desenvolvimento, em 21 de janeiro de 1950, foi o local elevado a distrito de Quirinópolis pela Lei Municipal nº 11, com o nome de Presidente Dutra.

Pela Lei Estadual nº 743, de 23 de junho de 1953, foi elevado a município, restabelecendo-se o antigo topônimo de Mateira e constituindo-se Termo da Comarca de Quirinópolis. Grande foi o desenvolvimento. Influenciaram esse progresso: a posição geográfica entre as cidades de Quirinópolis, Jataí e Ituiutaba-MG; a produção de diamantes e a fertilidade de suas terras.

O primeiro Prefeito foi Joaquim Paula de Oliveira (nomeado) , e o primeiro eleito Oscar José Bernardes.

Possuía o município, o povoado do Canal de São Simão, distante cerca de três quilômetros da sede municipal, Devido ao desenvolvimento daquela localidade, a mesma passou a figurar como Distrito, pela Lei Municipal nº 24, de 24 de junho de 1957. Em 14 de novembro de 1958, através da Lei Estadual nº 2108, foi elevado a município, com o nome de São Simão.

O Poder Legislativo aprovou a Lei nº 6561, de 12 de maio de 1967, dando novo nome ao Município de Mateiro que, daquela data em diante, passaria a denominar-se Paranaiguara.

Em 1975, a construção da barragem de São Simão represou grande área, inclusive a da sede municipal. Proprietários de toda área alagada foram desapropriados. Tornou-se necessária a construção de nova sede realizada pela CEMIG, em local previamente escolhido. O terreno era de propriedade dos senhores Aquino Barcelos, Anésio Loureno de Queiróz, João Apolônio Guimarães e Adoniro Alves Capanema.

A nova cidade foi previamente planejada e construída em local de excelente topografia, possuindo os prédios públicos grande funcionalidade.

Gentílico: paranaiguarense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Presidente Dutra, ex-povoado de Mateira, pela lei municipal nº 11, de 21-01-1950, subordinado ao município de Quirinópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito figura no município de Quirinópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mateira, pela lei estadual nº 743, de 23-06-1953, desmembrado de Quirinópolis. Sede no atual distrito de Mateira, ex-povoado de Presidente Dutra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei estadual nº 6561, de 12-05-1967, o município de Mateira passou a denominar-se Paranaiguara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município já de denominado Paranaiguara é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Mateira para Paranaiguara alterado, pela lei estadual nº 6561, de 12-05-1967.

Alteração toponímica distrital

Presidente Dutra para Mateira alterado, pela lei estadual nº 743, de 23-06-1953.

Fonte: IBGE

DDD de Paranaiguara, Goiás

64

Como fazer uma ligação para Paranaiguara:

0 + Operadora + 64 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 64 + telefone
  • Vivo: 015 + 64 + telefone
  • Aerotech: 017 + 64 + telefone
  • Claro: 021 + 64 + telefone
  • GVT: 025 + 64 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 64 + telefone
  • TIM: 041 + 64 + telefone
  • Sercontel: 043 + 64 + telefone

CEP de Paranaiguara

O Código Postal (CEP) geral de Paranaiguara, Goiás, é 75880000.

Prefeitura Municipal de Paranaiguara
Endereço: Pça. Dos Três Poderes, S/N, Centro, Paranaiguara - GO, CEP: 75880000
Telefone / Fax:(64) 3655-0200 (64) 3655-0224
Prefeito: JOSE CARLOS BARBOSA

Hospitais em Paranaiguara - GO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde paranaiguarense.

Cartórios na cidade de Paranaiguara

Acesse a lista de Cartórios em Paranaiguara. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Paranaiguara Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Paranaiguara - GO e localizar ruas e endereços do município goiano.

Notícias sobre Paranaiguara

Confira as últimas notícias de hoje em Paranaiguara.

Previsão do tempo na região paranaiguarense

Veja a previsão do tempo em Paranaiguara: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Paranaiguara

Confira as cidades vizinhas de Paranaiguara - GO em uma distância de até 50 km.

São Simão - 14.4 km
Cachoeira Alta - 34.8 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Paranaiguara através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município paranaiguarense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/03/2024 - Paranaiguara - Goiás.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diagramador

Dia do Diagramador

28 de março é o Dia do Diagramador. Praticamente todo material impresso tem um dedo desse profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Revisor

Dia do Revisor

28 de março é o Dia do Revisor. O dia 28 de março é dedicado ao Revisor, profissional que gara...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online

 

Estados