Início » Goiás » Goianira


Goianira - Goiás



Goianira faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2010 era de 34.060 habitantes.

Carinhosamente conhecida como a Capital das Flores ou como Pequena Goiânia, é uma cidade industrial com a população urbana. Situada apenas a 22km de Goiânia, a cidade de Goianira está se tornando um grande Parque Agro-industrial.

O município foi beneficiado pela concretização do Distrito Agroindustrial de Goianira, com as obras do Pólo Calçadista. Se destaca também na produção de postes e placas rodoviárias, fios, calçados, assim como na produção de avestruzes e peixes ornamentais.

História da cidade de Goianira

Em 1920, deu-se início ao povoado de São Geraldo, tendo como fundador e mentor Padre Pelágio Saúter, vigário da Paróquia Trindade.

Em 1935, foi criado o distrito de São Geraldo, que contou com o apoio da igreja.

Em 1940, ficou como ponto de apoio para construção para a nova capital de Goiás e ainda teve o seu nome alterado para Itaim, denominação que durou até 1942, foi novamente alterado para Itaitê, depois das reivindicações dos fundadores e moradores, junto as autoridades de Goiânia a cidade voltou a chamar São Geraldo, permanecendo com este nome até 1947.

Em 1951, mais uma vez o curso de sua história foi mudado quando na eleição para deputado estadual foram eleitos os Sr. Gerson de Castro e Costa, Venerando de Freitas Borges e Albatânio de Godoy, mas uma vez o vereador por São Geraldo o Sr. José Rodrigues Naves Júnior e Brasil Limonge, juntos trabalharam para criação do município.

Novamente seu nome foi alterado tendo sido sugerido entre vários outros nomes o de GOIANIRA, escolhido e aprovado pela maioria de sua população, em consideração a uma menina portadora deste nome, filha da primeira professora da escola Estadual de São Geraldo.

Gentílico: goianirense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Goiânia o distrito de São Geraldo ex-povoado. Pelo decreto-lei estadual nº 8305, de 31-12-1943, o distrito de São Geraldo passou a denominar-se Goianira. Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito já denominado Goianira figura no município de Goiânia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Goianira, pela lei estadual nº 2363, de 09-12-1958, desmembrado de Goiânia. Sede no antigo distrito de Goianira ex-povoado de São Geraldo. Constituído do distrito sede. Instalado em,04-01-1989. Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. O município tem uma de 200,402 km.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Goianira: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Goianira? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. elica andriella da silva cunha's avatarelica andriella da silva cunha

    bom dia, o que motivou o surgimento do plano diretor de Goiânira, seria o aumento populacional?

    #1 – 20/09/2016 - 12:45

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: