Início » Goiás » Edealina


Edealina - Goiás



Edealina faz parte do estado de Goiás. Cidade com uma população de aproximadamente 3.783 habitantes sendo, 2.006 do sexo masculino e 1.777 do sexo feminino. Com cerca de 606 quilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 6.24 habitantes por km quadrado segundo o IBGE. Origem do nome: Como Edealina fica localizada entre a cidade de Edeia-Go e Pontalina-Go, os fundadores tiveram a idéia de homenagear as duas cidades visinhas, colocando assim, a abreviação do nome EDEAde EDEIA mais a abreviação LINA de PONTALINA, formando assim a palavra EDEALINA.

História da cidade de Edealina Goiás - GO

A formação do município se inicia a partir da vontade de Olímpio José da Silva de construir um grupo escolar. A pedido do então governador, Coimbra Bueno, o fazendeiro, que possuía em sua propriedade farmácia e armazém, que abasteciam a região, cedeu dois alqueires para que fosse erguida a instituição de ensino. No terreno foi construído o grupo, que passou a funcionar a partir de 1953.

O primeiro professor chamava-se Azarias Fernandes Machado. A área onde funcionava o colégio delimitava-se com as terras de Pedro José Leandro, que, em 1958 e 1965, loteou parte da propriedade para que fosse iniciada a ocupação. As habitações surgiram próximas à edificação, que ficava às margens da rodovia, construída entre 1949 e 1950, ligando Edéia a Pontalina. De acordo com dados fornecidos pela prefeitura, as primeiras residências pertenciam a Gercino Conceição e José Correia.

O povoado surgiu a partir da migração de pessoas originárias de propriedades rurais vizinhas e de famílias expulsas da Fazenda Mata Rica, em setembro de 1954. Em 1958 foi erguida a sede provisória da igreja em nome de Nossa Senhora Aparecida, escolhida como padroeira. O prédio atual foi construído em 1963.

O nome da localidade deve-se ao fato de Edealina estar situada entre Edéia e Pontalina.

Gentílico: edealinense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Edealina, pela lei estadual nº 8089, de 14-051976, subordinado ao município de Edéia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Edealina figura no município de Edéia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento).

Elevado à categoria de município com a denominação de Edealina, pela lei estadual nº 10414, de 01-01-1988, desmembrado de Edéia. Sede no atual distrito de Edealina exlocalidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Edealina: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Edealina? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. cacildo fernandes da silva's avatarcacildo fernandes da silva

    sou neto de abrelina leandro e joao fernandes, e precisava de mais informacoes dessa historia do municipio de edealina, de toda historia meu pai manoel fernandes filho de abrelina leandro e joao fernandes foi quem conseguiu emancipar este municipio porque ate aquela epoca edealina era distrito de edeia.

    #2 – 01/05/2017 - 19:48

  2. cacildo fernandes da silva's avatarcacildo fernandes da silva

    divulgar quem participou da criaçao do municipio. Quem foi pedro jose leandro, Abrelina leandro da silva, Joao fernandes da cunha

    #1 – 26/08/2016 - 17:11

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: