Início » Goiás » Campos Belos


Campos Belos - Goiás



Campos Belos faz parte do estado de Goiás.

Cercada de montanhas por todos os lados a cidade relativamente nova cresceu baseando-se na pecuária, hoje o comércio ocupa cada vez mais espaço no cenário econômico. Atendendo o mercado consumidor em diversos ramos, esse setor alimenta o crescimento da cidade. Sua população é estimada em aproximadamente 20 mil habitantes. Campos Belos é a segunda maior cidade da região nordeste do estado, e, apesar da população o município ostenta o posto de pólo econômico da região, atendendo vasta área do norte de Goiás e sul do Tocantins. Cerca de 100.000 pessoas das cidades ao redor de Campos Belos dependem de seus serviços. Obras de infraestrutura realizadas nos últimos anos melhoraram a qualidade de vida da população. O município fica 400 quilômetros distante de Brasília e 630 de Goiânia.

A história da composição populacional de Campos Belos pode ser entendida quando se leva em conta os grupos de migração que compuseram a cidade. Na época de seu surgimento as pessoas que habitavam a região eram basicamente as tradicionais famílias descendentes de portugueses e donas de grandes extensões de terra, entre elas pode-se destacar na criação de Campos Belos os Batista Cordeiro, os Costa Madureira e os Cardoso. Havia também uma minoria de goianos vindos do sul, que alimentados pela febre do ouro descoberto em Arraias e Monte Alegre viviam ali a decadência desse período e por fim, em número maior, famílias muito pobres que viviam o fim do ciclo do ouro. A região era deveras pobre e afastada dos grandes centros do país.

História da cidade de Campos Belos

O povoamento surgiu nas últimas décadas do século XIX, por influência dos garimpos de ouro na região de Arraias e Monte Alegre de Goiás.

Passada a fase áurea da exploração aurífera, os habitantes daquelas áreas buscaram uma região de campos abertos e matas de cultura, para fugirem à agitação da vida garimpeira e dedicarem-se à agropecuária.

Em 1883, foi edificada uma capela, na fazenda Almas, de Ciriaco Antônio Cardoso e Guilhermino de Araújo Guimarães, os quais fizeram a doação de uma gleba de terras para a formação do patrimônio. Nesse mesmo ano, a fazenda foi elevada à categoria de arraia, com o nome de Campos Belos, coerente com a vasta extensão de campos que cobrem a área semiplana, dando-lhe um aspecto de beleza natural.

Decorridos oito anos de sua fundação, o arraial foi elevado a distrito, criado pelo Conselho Municipal de Chapéu, atual Monte Alegre do Goiás, em 1891, depois de haver pertencido a Arraias.

Gentílico: campo-belense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campos Belos, pelo decreto nº 5, de 05-03-1890, subordinado ao município de Arraias .

Pela lei estadual nº 271, de 04-07-1906, o distrito de Campos Belos deixa de pertencer ao município de Arraias para ser anexado ao município de Chapéu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Chapéu.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município de Chapéu foi extinto, sendo seu território anexado ao município de Arraial.

Pelo artigo 62, do ato das disposições transitórias de 20-07-1947, o distrito de Campos Belos deixa de pertencer ao município de Arraial para ser anexado novamente ao município de Chapéu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Campos Belos figura no município de Chapéu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 773, de 16-09-1953, o município de Chapéu passou a denominarse Monte Alegre de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Campos Belos, pela lei estadual nº 954, de 13-11-1953, complementada pela lei nº 1274, de 14-12-1953, desmembrado de Campo Alegre de Goiás ex-Chapéu. Sede no antigo distrito de Campos Belos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferências distritais

Pela lei estadual nº 271, de 04-07-1906, transfere o distrito de Campos Belos do município de Arraias para o de Chapéu. Transfere o distrito de Campos Belos do município de Chapéu para o de Arraias Pelo artigo 62, do ato das disposições transitórias de 20-07-1947, transfere novamente o distrito de Campos Belos do município de Arraias para o de Chapéu.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Campos Belos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Campos Belos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: