Início » Goiás » Campinorte


Campinorte - Goiás

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Campinorte e arredores.

Campinorte faz parte do estado de Goiás.

Por volta do ano de 1918, às margens do Riacho Campinas, nascia o povoado de Campinas, localizado na Fazenda Jacaré ou Lages, uma área de mais de quarenta mil hectares pertencente ao capitão Dionizio Corrêa de Miranda. A estrada real, como era conhecida, ligava o sul ao norte; Araguari, Catalão, Pirenópolis e Anápolis – Antas – e mantinha intercâmbio comercial com a região de Amaro Leite, Porangatu – Descoberto – e Peixe, por onde transitavam os carros de bois, tropas, boiadas e mercadorias. A segunda estrada importante fazia o elo de ligação da estrada real com a região de Crixás e Pilar de Goiás, que também se dirigia à cidade de Goiás. Um dos principais objetivos dessas rotas era a extração, comercialização e transporte do ouro na região. Na região de Campinas se praticava a criação dos gados bovinos, eqüinos e muares, numa extensão de pastagens naturais. O nome Campinas dado ao povoado teve a influência direta do nome do riacho, e esse, por sua vez, levou o nome de Campinas por banhar uma área de extensas campinas. O povoado localizava-se nas proximidades da confluência de duas grandes estradas, uma ligando o sul com o sertão do norte do Estado, ligando essa à face oeste do Estado e conseqüentemente à cidade de Goiás, capital do Estado.

Sua população estimada em 2007 era de 20.350 habitantes. Em 2010 são 14.000 habitantes segundo IBGE.

História da cidade de Campinorte

Goiás -GO

Campinorte teve seu início em 1951, Sebastião Martins da Costa, fazendeiro dessa região, doou à igreja católica uma gleba de terra para a formação do povoado, promovendo o loteamento. onde mais tarde seria erguida a sede do município.

Localizado em região de terras férteis, numa extensão de campos e pastagens o desenvolvimento da agricultura e pecuária na circunvizinhança muito contribuiram para o rápido crescimento do povoado. Em 1954 já contava com várias residencias e comercios, onde também se erguia uma capela em homenagem a São Sebastião.

Em 31 de Janeiro de 1959 foi elevado a distrito, por lei municipal de Uruaçu, sendo que a resolução nº 001/63, de 19 de Janeiro de 1963, autorizava Campinorte tornar-se autônoma político-administrativa, sendo elevado a município por força da lei Estadual nº 4655 de 08 de Outubro de 1963, constituindo-se assim termo da comerca de Uruaçu, de onde estava desmembrando, cuja instalação solene deu a 01 de Janeiro de 1964.

Por ser uma região de extensas campinas e estar localizada numa zona considerada norte do Estado, o nome Campinorte foi formado pela associação dessas duas palavras, Campinas mais Norte.

Gentílico: Campinortense.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ECINVAL NUNES DA FONSECA

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Campinorte: Imagens da cidade e Região

imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-1
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-2
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-3
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-4
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-5
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-6
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-7
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-8
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-9
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-10
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-11
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-12
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-13
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-14
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-15
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-16
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-17
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-18
imagem de Campinorte+Goi%C3%A1s n-19

Você conhece Campinorte? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: