Início » Goiás » Caçu


Caçu - Goiás



Caçu faz parte do estado de Goiás. Sua população em 2010 era de 13279 habitantes. Localizada no sudoeste goiano, à margem direita do Rio Claro, está próxima dos municípios de Cachoeira Alta, Itarumã, Aparecida do Rio Doce, Quirinópolis e Jataí.

Diz-se na cidade que o nome "Caçu" provem da planta Alcaçuz, que já foi bastante encontrada nas margens do rio que margeia a cidade, o Rio Claro (Goiás). No entanto, o Alcaçuz é uma planta que só vive em regiões frias, então é impossível que tenha havido grandes quantidades desta planta em qualquer região do cerrado. Outra possível origem do nome é da expressão indígena "Caá-açu", que significa "Mato Grande".

As principais rendas da cidade são, comércio, agropecuária; arroz, milho, soja.; o gado para o corte tem predominância sobre o gado leiteiro (este, com fornecimento para os laticínios, ABC, ARAGUAIA, instalados na cidade, dentro da mais alta tecnologia e assistência técnica).

História da cidade de Caçu

Localizado no Sudoeste Goiano, antigamente, era a conhecida comunidade do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro. A notícia do primeiro cristão a se instalar na região data do ano de 1858, com a vinda da família de Pedro Paula Siqueira e seus irmãos, que desbravaram uma área de terras na margem direita do Rio Claro.

No ano de 1894, Manoel José de Castro, ou Neca Borges, deixou o município de Rio Verde e se mudou para os sertões de Caçu, acompanhado pela esposa, Ana Custódia de Jesus, e família. A primeira medida concreta da fundação de Caçu foi do padre Brom, que tomou a primeira providência visando à criação do Patrimônio da Igreja Católica, para a construção de uma capela na região.

Formado o Patrimônio do Sagrado Coração de Jesus do Rio Claro, foram tomadas as primeiras providências para a construção da capela. Enquanto se construía a capela, em 1920, foram surgindo as primeiras habitações em seu entorno, dando forma ao povoado que, por muitos anos, foi conhecido como água Fria. Em 1924, o povoado de água Fria foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, nesse momento já foi batizado com o seu nome atual: Caçu.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Caçu ex-povoado, pela lei municipal de janeiro de 1918, subordinado ao município de Jataí.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito figura no município de Jataí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Caçu, pela lei nº 772, de 16-09-1953 complementada pela lei nº 1274, de 14-12-1953, desmembrado de Jataí. Sede no antigo distrito de Caçu. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Caçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Caçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: