Início » Goiás » Brazabrantes


Brazabrantes - Goiás



Brazabrantes faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2010 era de 3.232 habitantes.

Às margens do rio Meia Ponte, Brazabrantes tem uma grande e vasta área de preservação de matas do cerrado. Com suas festas típicas da cidade o turismo vem crescendo; no mês de abril é feita a malhação do Judas e também a festa do boi, além do agitado Carnaval em fevereito.

História da cidade de Brazabrantes

O povoamento deste município iniciou-se entre 1919 e 1920, com a doação de terras por João Francisco Toledo, para a formação de um patrimônio, cujo nome primitivo foi São João Batista do Meia Ponte.

No mesmo período, foi inaugurada a Capela de São João Batista em torno da qual foram surgindo as primeiras moradas: casas de adobe e ranchos de capim, registrando-se como fundadores as famílias de Manoel Silvestre, Antônio e Marcelino Cordeiro de Toledo, Aleixo Inocêncio Teles, Aureliano Pimenta de Abreu além de doador da área urbana, João Francisco de Toledo.

As bases econômicas da povoação foram a agricultura e a pecuária. Depois de longa fase estacionária, o povoado alcançou a categoria de distrito, pela Lei Municipal nº 112, de 20 de maio de 1943, mantendo-se o topônimo São João Batista do Meia Ponte em homenagem ao padroeiro e ao rio de igual nome que banha os arredores da sede.

Incentivados pela condição distrital, os habitantes aceleraram o progresso da localidade, com indústrias e comércios, alterando-se a denominação do distrito para Brazabrantes, em homenagem ao general goiano Braz Abrantes.

Sua autonomia político-administrativa foi obtida em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 2.090, ocorrendo a instalação oficial do município em 1º de janeiro de 1959.

Gentílico: brazabrantino

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Brazabrantes, pelo decreto-lei estadual nº 8.305, de 31-12-1943, subordinado ao município de Anápolis.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o distrito de Brazabrantes figura no município de Anápolis.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Brazabrantes, pela lei estadual nº 2.090, de 14-11-1958, desmembrado de Anápolis. Sede no antigo distrito de Brazabrantes ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Pertence a mesorregião do Centro Goiano e a microrregião de Anápolis.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Brazabrantes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Brazabrantes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: