Início » Goiás » Barro Alto


Barro Alto - Goiás



Barro Alto faz parte do estado de Goiás. Localizado na região do Vale do São Patrício, sua população segundo estimativa do IBGE em 2007 era de 6.446 habitantes.

O povoado nascente recebeu a denominação de “Barro Alto”, originário da fazenda onde se formou, região “alta” que se fez conhecida pelo “barro”, viscoso e abundante em seu solo.

A origem da colonização deu-se com os quilombos e principalmente com a chegada de um português na região, Joaquim Borges Vieira, juntamente com sua esposa e dois filhos, a qual veio a falecer, tendo ele casado logo em seguida com uma de suas escravas, em meados do século XIX. Este desbravador foi atraído pela alta fertilidade e baixo preço das terras, dedicando-se à sua exploração econômica.

História da cidade de Barro Alto

A origem da colonização deu-se na Fazenda Barro Alto, por volta de 1949, onde os desbravadores foram atraídos pela alta fertilidade e baixo preço das terras, dedicando-se a sua exploração econômica.

Os irmãos Jerônimo, José e Manoel Rabelo da Silva, ali residentes desde 1940, foram os fundadores da localidade, destacando-se o farmacêutico Ernesto, com a primeira assistência dentária à população regional; e o baiano Isaias, com a primeira casa comercial.

Tendo moradas rústicas, de parede de barro e de madeira, cobertas de telhas comuns, o povoado nascente recebeu a denominação de Barro Alto, originário da fazenda onde se formou, região alta que se fez conhecida pelo barro , viscoso e abundante em seu solo.

A ligação rodoviária com Goianésia, em 1951, e a construção da Capela de Nossa Senhora dAbadia em 1956, proporcionaram o surgimento das primeiras indústrias e numerosas casas residenciais em volta do templo.

O lugarejo tornou-se distrito em 1958, porém, não se efetivou a instalação.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barro Alto, pela lei municipal nº 145, de 22-10-1958, subordinado ao município de Pirenópolis.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barro Alto, pela lei estadual nº 2139, de 14-11-1958, desmembrado de Pirenópolis. Sede no atual distrito de Barro Alto ex-Povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barro Alto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barro Alto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: