Início » Espírito Santo » Ponto Belo


Ponto Belo - Espírito Santo



Ponto Belo faz parte do estado do Espírito Santo. A população avaliada em 2004 era de 6.437 habitantes.

O Município de Ponto Belo está localizado na microrregião do Extremo Norte do Espírito Santo, ocupando uma área de 401 quilômetros quadrados, distando 357km da capital (Vitória). Apresentando altitude de 270 metros. Latitude 18° 07′ 22" S e longitude 40° 32′ 24" W.Gr.

O município de Ponto Belo foi emancipado através da Lei nº 4.894/94, de 30 de março de 1994, desmembrado de Mucurici, sua instalação se deu em 1º de janeiro de 1997. Este Município teve como pioneiros, entre outros, o senhor Sebastião José Rabelo e o Senhor Manoel Pereira Sena.

História da cidade de Ponto Belo

O município de Ponto Belo foi emancipado através da Lei n. 4594/94, de 30 de março de 1994, desmembrado de Mucurici, sendo que sua instalação data em 1º de janeiro de 1997.

O surgimento da população de Ponto Belo deve-se à vinda, principalmente, de mineiros e baianos, os quais iniciaram a exploração de madeira. Destacam-se entre os pioneiros Sebastião José Rabelo e Manoel Pereira Sena.

De acordo com esses moradores, as pessoas que para cá migraram, vieram dos mais diversos lugares, principalmente dos Estados de Minas Gerais e Bahia. Vinham em busca de melhoria de vida e aqui se instalaram.

Na época predominava a exploração de madeira de lei. Os pioneiros instalaram-se em plena mata para explorar madeira e com tempo foram erguendo pequenas povoações, das quais originou o Município de Ponto Belo.

O nome dado foi originário de um pequeno estabelecimento por onde passavam pessoas para fazer suas primeiras refeições; este estabelecimento recebeu o nome de Ponto Belo, em virtude da localização e da paisagem oferecidas a seus transeuntes.

Gentílico: pontobelense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Ponto Belo, pela lei nº 001/89, de subordinado ao município de Mucurici.

Elevado à categoria de município com a denominação de Porto Belo, pela lei estadual nº 4594, de 30-03-1994, desmembrado de Mucurici. Sede no antigo distrito de Porto Belo. Constituído de 2 distritos: Porto Belo e Itamira. Desmembrado de Mucurici. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1-07-1997, o município é constituído de 2 distritos: Porto Belo e Itamira.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ponto Belo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ponto Belo? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. EDNEY WAGMACKER's avatarEDNEY WAGMACKER

    quero conhecer e converçar com alguem ai de ponto belo pois eu tb sou dai mais agora eu to morando em mato grosso

    #1 – 19/12/2015 - 19:56

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: