Início » Espírito Santo » Marechal Floriano


Marechal Floriano - Espírito Santo



Marechal Floriano é um município do estado do Espírito Santo no Brasil. Situa-se na latitude 20º24′46 S e longitude 40º40′59 W e possui uma área de 288,6 mil m², uma altitude de 560 m. A cidade encontra-se às margens da BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte, no km 45.

O município foi predominantemente colonizado por alemães e italianos os quais influenciaram diretamente a cultura do município. Traços dessa cultura pode ser percebida na sua culinária, na dança, na música e na arquitetura presentes na cidade.

A cidade está localizada na região montanhosa do Espírito Santo, cercada pela Mata Atlântica, inclusive sendo uma das regiões do Espírito Santo que possui ainda uma das partes mais conservada desse Bioma, fato que contribui para o seu típico clima agradável durante a maior parte do ano. O relevo é montanhoso, acidentado, formado por terras denominadas "frias". A localização geográfica do município e suas características fazem dele um lugar especial para se apreciar a natureza e fazer passeios ecológicos.

História da cidade de Marechal Floriano

A saída dos colonos alemães e italianos de sua terra natal, teve como razão a crise pelo qual passava toda a Europa e também o Brasil. Na Europa, pelas consequências das Guerras Nopoleônicas: miséria, fome e desemprego. No Brasil, a fase difícil com a mudança da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada e livre, originários da Prússia

Romana, chegaram 39 famílias a Vitória em 21-12-1846 e seguiram em 27-01-1847, para a Colônia de Santa Isabel - 1º núcleo de colonização em Terra Capixaba, fundada por Luiz Pereira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo. O imigrante trouxe consigo, além das tradições uma esperança muito grande de uma nova vida, de felicidade em um nova Pátria.

Graças ao otimismo e a força daqueles que aqui chegaram, povoando e vilas se multiplicando, sua cultura e suas tradições hoje são mantidas, crescendo e oferecendo maiores condições aos que nos visitam.

Em 13-05-1900, com a inauguração da Rede Ferroviária Leopoldina denominou-se Marechal Floriano, antes chamada de Braço do Sul, afluente do Rio Jacu que corta o município. Este nome foi dado em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, primeiro vice presidente da República.

Em 13-01-1964, foi criado o distrito de Marechal Floriano, pela lei estadual 1956/54. Em 31-10-1991, os distritos de Marechal Floriano e Araguaia se emanciparam do município de Domingos Martins, com sede em Marechal Floriano pela lei 4571/91, hoje conhecido como município das Orquideas.

Gentílico: florianense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Marechal Floriano, pela lei estadual nº 1956, de 13-01-1964, subordinado ao município de Domingos Martins.

Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o distrito de Marechal Floriano figura do município de Domingos Martins.

Assim permanecendo pela divisão territorial datada de 18-07-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Marechal Floriano, pela lei estadual nº 4571, de 30-10-1991, desmembrado de Domingos Martins. Com sede no antigo distrito de Marechal Floriano. Consituído de 2 distritos: Marechal Floriano e Araguaia. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 01-06-1995, o município é constituído de 2 distritos: Marechal Floriano e Araguaia.

Pela lei municipal nº 140, de 28-06-1995, é criado o distrito de Santa Maria de Marechal e anexado ao município de Marechal Floriano.

Em divisão territorial datada de 15-07-1997, o município é constituído de 3 distritos: Marechal Floriano, Araguaia e Santa Maria de Marechal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Marechal Floriano: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Marechal Floriano? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: