Início » Ceará » Mucambo


Mucambo - Ceará



Mucambo faz parte do estado do Ceará.

Na primeira década do Século XX contava algumas moradias, dispersas na proximidades da lagoa de Mucambo, mas constituindo um núcleo que já reclamava assistência espiritual. Em 8 de setembro de 1907, o padre Joaquim Severiano, vigário em Ibiapina, celebrou, em casa de Lourenço Pereira, a primeira missa, inciando, no mesmo ano, com a ajuda de Lourenço Pereira, e Serafim Pereira, vultos de influência, uma capelinha dedicada à senhora de Santana, Padroeira do lugar, a qual foi benta no dia 25 de março de 1908. No ano seguinte, junto à capela, realizou-se a primeira feira pública, continuando a efetuar-se, no mesmo local, até 1915, ano em que se transferiu para novo ponto, onde está edificado o Mercado Público que teve como primeira professora D. Maria Sophia de Matos. o povoado veio a apresentar maior crescimento e deve seu maior progresso a industrialização da banha de porco - iniciativa da firma Napoleão Neri Aguiar. A partir de 1930, sob a orientação de Rafael Cláudio de Araújo, a indústria tomou maior impulso, estabelecendo intenso comércio com cerca de vinte e dois municípios.

Segundo o sr. Luís Lino (Luis Gonzaga Gomes),(1924-2010) neto do sr. Lourenço Pereira, aconteceu um fato pitoresco durante a escolha da padroeira de Mucambo. O padre Severiano indicou senhora Sant`Ana, mas o sr. Lourenço, doador do terreno onde foi construída a capela, queria que a mesma fosse consagrada à Imaculada Conceição. para desfazer esse impasse, o padre sugeriu que fossem acesas duas velas, uma para cada santa. A que permanecesse acesa por mais tempo, seria a padroeira. quando a vela da Imaculada Conceição apagou-se, o padre teria dito em tom solene: "Bendita é a filha que cede a casa para sua Mãe". Como se sabe, Sant`Ana é a mãe de Nossa Senhora.

História da cidade de Mucambo Ceará - CE

Mucambo é sede de distrito desde 3 de agosto de 1893, criado por lei municipal nº 10 da mesma data. Na primeira década do século XX contava algumas moradias, dispersas na proximidades da lagoa de Mucambo, mas constituindo um núcleo que já reclamava assistência espiritual. A 8 de setembro de 1907, o padre Joaquim Severiano, vigário em Ibiapina, celebrou, em casa de Lourenço Pereira, a primeira missa, inciando, no mesmo ano, com a ajuda de Lourenço Pereira, e Serafim Pereira, vultos de influência, uma capelinha dedicada à senhora de Santana, Padroeira do lugar, a qual foi benta no dia 25 de março de 1908. No ano seguinte, junto à capela, realizou-se a primeira feira pública, continuando a efetuar-se, no mesmo local, até 1915, ano em que se transferiu para novo ponto, onde está edificado o Mercado Público que teve como primeira professora D. Maria Sophia de Matos. o povoado veio a apresentar maior crescimento e deve seu maior progresso a industrialização da banha de porco - iniciativa da firma Napoleão Neri Aguiar. A partir de 1930, sob a orientação de Rafael Cláudio de Araújo, a indústria tomou maior impulso, estabelecendo intenso comércio com cerca de vinte e dois município.

Gentílico: mucambense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mucambo, pelo lei municipal nº 10, de 03-08-1893, subordinado ao município de Ibiapina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Mucambo, figura no muicípio de Ibiapina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mucambo, pela lei estadual nº 2160, de 12-12-1953, desmembrado de Ibiapina. Sede no antigo distrito de Mucambo. Constituído de 2 distritos: Mucambo e Carquejo. Criado pela mesma lei criou o muincípio Instalado em 25-03-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Mucambo e Carquejo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Pela lei nº 274, de 11/05/1998, é criado o distrito de poço verde e anexado ao município de Mucambo.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999 o município é constituído de 3 distritos: Mucambo e Carquejo e Poço Verde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mucambo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mucambo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: