Início » Bahia » Wanderley


Wanderley - Bahia



Wanderley faz parte do estado da Bahia.

Fundada por Manoel Teixeira, a cidade de Wanderley surgiu por volta de 1930.As famílias Teixeira, Souza, Alves, Brito e Pereira foram as primeiras a habitarem o local. Wanderley foi distrito da cidade de Cotegipe até conquistar sua emancipação política em 25 de fevereiro de 1985. Com quase 14 mil habitantes, seu primeiro chefe foi o senhor João de Queiroz Rocha.

Encontra-se a uma latitude 12º07′12" sul e a uma longitude 43º53′15" oeste, estando a uma altitude de 583 metros. A população avaliada em 2006 era de 13.658 habitantes.

História da cidade de Wanderley

Município criado em 1985 e desmembrado do município de Cotegipe, cujo povoamento inicial originou-se da ação dos sertanistas e bandeirantes, tendo a colonização obedecido à orientação da Casa da Ponte com a vinda de portugueses, italianos e nacionais da Capitania de Pernambuco.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Vanderlei (ex-povoado de Cana Brava), pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, com terras desmembradas do distrito de Baixa da Palmeira pertencente ao município de Sapeaçu e anexado ao município de Cotegipe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Vanderlei, figura no município Cotegipe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-1-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Wanderley, pela Lei Estadual n.º 4.403, de 25-02-1985, desmembrado do município de Cotegipe. Sede no atual distrito de Wanderley (ex-Vanderlei). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-10-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Wanderley: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Wanderley? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: