Início » Bahia » Tapiramutá


Tapiramutá - Bahia



Tapiramutá faz parte do estado da Bahia.

A cidade de Tapiramutá foi inicialmente habitada pelos índios Paiaiá e posteriormente por caçadores que no intuito de abater tapiras (antas), presas de carne saborosa e de grande valor comercial – por haver, naquela época, no local, muitas matas, onde vivia grande quantidade destes animais -, os caçadores que por ali caçavam, construíram pequenas casas de palha, provavelmente em número de quatro, faziam suas esperas e abatiam as antas quando estas se aproximavam. A carne destes animais era exportada para Vila Ventura – naquele tempo, local de grande movimento devido à exploração de diamante e outros minerais.

O lugarejo recebeu a denominação de Palha (primeiro nome) por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência de palhoças feitas pelos caçadores, entre outros: Pedro Carcará, Cláudio, Benício, Gaudêncio, tendo na liderança o Sr. Hilário Bispo dos Santos. Existia numa das casas, uma bodega onde eram vendidos cereais e bebidas alcoólicas.

História da cidade de Tapiramutá

Inicialmente habitada pelos índios Paiaiá e posteriormente por caçadores que construíram pequenas casas de palha, provavelmente em número de quatro.

O lugarejo recebeu a denominação de Palha por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência dessas palhoças feitas pelos caçadores.

Ali pelo ano de 1901, o cidadão Hilário Bispo, construiu a primeira casa de telha, na praça que hoje tem o nome de Eliodório Nery. Em seguida construíram-se muitas outras. Outros que por aqui foram chegando, iniciaram novas construções, das quais devemos destacar as seguintes: uma capela que foi coberta de palhas e um barracão, onde o povo começou se reunia para a feira-livre.

Na citada capela foi celebrada a primeira missa, no ano de 1913, pelo Padre de Mundo Novo, José Dias, segundo depoimento de D. Maximiana Barbosa. Mais tarde foi construído um templo na praça que hoje tem o nome de João Américo de Oliveira, coberta de telha, no qual foi sepultada a primeira esposa do Sr. Hilário Bispo.

Lá pelo ano de 1910 o lugarejo ganha um novo nome, passando de Palha para Espera D´anta. O topônimo Tapiramutá é de origem indígena e Espera de Antas.

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Mundo Novo o distrito de Espera Dantas.

Pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 30-11-1938, o distrito de Espera Dantas passou a denominar-se Tapiramutá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tapiramutá (ex-Espera Dantas), figura no município de Mundo Novo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação Tapiramutá, pela Lei Estadual n.º 1.747, de 27-07-1962, desmembrado do município de Mundo Novo. Sede no antigo distrito de Tapiramutá. Constituído de 2 distritos: Tapiramutá e Volta Grande, criado pela Lei Estadual acima citada. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII1-963, o município é constituído de 2 distritos: Tapiramutá e Volta Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tapiramutá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tapiramutá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: